Blog

Potencializando o anabolismo e combatendo o catabolismo: táticas eficientes
Primeira coisa a entender: Catabolismo e anabolismo são como uma dupla dinâmica do nosso corpo – mas às vezes essa dupla não se dá muito bem.
09 Novembro 2023

Um quer construir e o outro quer destruir. Tipo uma reforma na casa, sabe? O anabolismo é aquele que está empolgado, querendo construir um quarto novo. O catabolismo é o que quer demolir um muro pra fazer uma nova sala.

Anabolismo: O mestre de obras

O anabolismo é aquele cara legal que quer sempre construir coisas novas. No nosso corpo, ele é o responsável por criar novas estruturas, seja muscular, óssea, energética e outras. Quer um exemplo? Sabe quando você treina pesado na academia e sente aquela dorzinha no músculo no dia seguinte? Então, é o anabolismo que tá lá, reconstruindo tudo, usando aminoácidos como tijolinhos.

Agora, nem só de músculo vive o anabolismo. Ele atua na cicatrização de um osso quebrado e na renovação de qualquer tecido do corpo. Mas pra esse cara trabalhar bem, ele precisa de duas coisas: um estímulo (tipo o exercício) e depois um descanso com boa alimentação.

Catabolismo: O demolidor

O catabolismo é tipo o contrário do anabolismo. Enquanto o anabolismo quer construir, o catabolismo tá lá quebrando tudo. Sabe quando o corpo precisa de energia e começa a pegar das proteínas? Isso é o catabolismo agindo. Mas calma, ele não é um vilão! O problema é quando ele age demais, principalmente nos músculos. Aí, meu amigo, ele pode atrapalhar seus ganhos na academia e ainda fazer mal pra saúde.

E como isso afeta sua saúde? Se o catabolismo age demais, você perde massa muscular. E isso não é só questão de estética, é funcionalidade. Perdendo músculo, você pode ficar mais fraco, seu sistema imunológico pode não ir tão bem e até seus hormônios podem entrar em parafuso.

Catabolismo e Hipertrofia: A batalha continua

Se você é da turma que quer crescer na academia, precisa entender que o anabolismo tem que estar ganhando essa luta. Afinal, se o catabolismo destruir mais do que o anabolismo construir, seus ganhos vão pro espaço.

Então a dica é: treine bem, alimente-se melhor ainda e dê aquele descanso merecido pro seu corpo. Assim, o anabolismo tem tudo o que precisa pra dar uma rasteira no catabolismo e te ajudar a alcançar seus objetivos.

Guia Anticatabolismo: Dicas imperdíveis para potencializar seus ganhos!

Se você é do team que ama musculação, já deve ter ouvido falar no temido catabolismo muscular, certo? Esse estado não é nada mais do que o processo de perda de massa muscular. Tá, ninguém quer isso! Então, vou te dar aquela forcinha pra entender como evitar o catabolismo e melhorar seus resultados. Vamos lá?

Alimentação é a chave!

Não tem como falar em ganho muscular sem falar de alimentação. A alimentação correta vai garantir que seu corpo tenha todos os nutrientes necessários para reconstruir o que foi quebrado durante o treino. E ah! Cuidado com longos períodos sem comer, principalmente depois de treinar.

Treine, mas sem exageros!

Por mais que seja irônico, seu treino pode ser o vilão se você passar muito tempo malhando. Treinos muito longos são, naturalmente, catabólicos. A dica de ouro? Treinos mais curtos e intensos! E acredite, diversos estudos respaldam essa abordagem.

ZzZz é som de músculos crescendo

Sabe quando você tá de boa, dormindo? É nesse momento que a mágica acontece. Hormônios anabólicos, como a testosterona e o GH, entram em cena e ajudam no crescimento muscular. Então, valorize suas horas de sono.

Evite virar um "corredor de maratona"

Aeróbicos de longa duração podem acabar te sabotando. Então, se o foco é queimar gordura, aposte em aeróbicos mais curtos e intensos, tipo HIT.

Keep Calm!

Estar sempre estressado pode aumentar o cortisol, um hormônio que, em excesso, colabora para o catabolismo. Meditação, yoga ou até mesmo uma pausa para um café podem ajudar a relaxar.

Cervejinha só de vez em quando

Álcool em excesso é outro inimigo do crescimento muscular. Uma dose ocasional não faz mal, mas mantenha o equilíbrio.

Água é vida... e músculo!

Mantenha-se sempre hidratado. A água é essencial para várias funções do corpo, incluindo a construção muscular.

Invista nos alimentos certos.

Os alimentos de baixa glicemia, como carboidratos integrais, são absorvidos mais lentamente, fornecendo energia constante ao corpo e evitando a quebra de proteínas musculares.

Não existe dieta padrão, existe a SUA dieta.

Todo mundo é diferente. Por isso, o ideal é ter um acompanhamento personalizado com um nutricionista que entenda seus objetivos.

Suplementação

Suplementos são complementos. Quando bem usados, como a Creatina e Whey Protein por exemplo, podem dar aquele boost nos seus resultados. clique aqui!

Lembre-se: O equilíbrio é o segredo. Não tem receita mágica, tem dedicação, informação e muito suor! E lembre-se, é muito importante consultar profissionais que possam te guiar no processo. E aí, bora construir uns músculos?

Aproveite que você já está na vibe de se inteirar sobre os assuntos dos amantes de musculação e explore esse conteúdo sobre a Hipertrofia. Você sabe como superar esse desafio de ganho muscular? Vem aprender com a gente a transformar seus treinos intensos e estilo de vida em resultados! É só clicar no link abaixo. Bora?

https://www.bodynutry.ind.br/noticia/como-superar-o-desafio-do-ganho-muscular

 Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!