Blog

Uma alimentação saudável começa pelo café da manhã!
Você é do tipo que troca o café da manhã por alguns minutos a mais de sono, que pular o café da manhã porque acorda sem fome ou está sempre atrasado e acha que não é tão importante? Talvez não seja tão benéfico assim para o seu corpo.
19 Outubro 2018
Uma alimentação saudável começa pelo café da manhã!

É muito comum as pessoas saírem de casa sem tomar o café da manhã podendo trazer prejuízos para o corpo, já que o jejum prolongado acaba com as reservas de glicose (principal fonte de energia do corpo) levando a sérios danos, tal como a hipoglicemia, traduzida em geral pelo famoso enjoo matinal.

Sair de casa sem tomar café da manhã aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas graves, segundo estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition. A chance é grande porque, sair de estômago vazio aumenta os riscos de obesidade, causa um acúmulo de gordura ao redor do estômago e eleva os níveis de colesterol ruim (LDL) – fatores que podem levar a futuros problemas no coração.

Além disso, pular a primeira refeição importante do dia pode aumentar as taxas de insulina no sangue, o que pode resultar em diabetes. De acordo com os cientistas, o grupo de risco é formado por adultos que mantêm o hábito de não tomar café da manhã desde a infância – o que significa que, aos 20 anos, a pessoa já começaria a trilhar o perigoso caminho rumo a futuras doenças.

Por isso o café da manhã é considerado a principal refeição do dia, justamente por fornecer ao corpo o “combustível” necessário para iniciar as atividades de maneira plena.café da manhã

Um café da manhã saudável

Um café da manhã saudável inclui todos os nutrientes necessários para uma refeição, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais.

A presença de carboidratos é essencial, para manter uma glicemia adequada e fornecer energia. Encontramos este nutriente nos pães, torradas, biscoitos e bolos.

A proteína irá auxiliar na reconstrução dos músculos que sofrerão com a atividade física diária, presente nos queijos, requeijão, leite, peito de peru e presunto.

Os lipídios, que são as gorduras, também fornecem energia, mas principalmente, favorecem a absorção de vitaminas A, D, E e K. As gorduras aparecem intrínsecas nesses alimentos e também estão presentes na manteiga e na margarina muito utilizadas no café da manhã do brasileiro.

E as vitaminas e minerais são consumidas nessa refeição através das frutas. E elas ajudarão no bom funcionamento do corpo.

Evite comer muito a noite, para não acordar sem fome, essa é umas das maiores desculpas que as pessoas usam para não fazerem o café da manhã, saiba que o correto é o contrário, comer melhor de manhã e menos a noite, afinal gastamos menos energia a noite e terá menor acúmulo de gordura, pense nisso, mude alguns hábitos.

Tomou seu café da manhã hoje?

Bom apetite!