Blog

Como fazer exercícios físicos corretamente? Especialista dá 5 dicas
Manter a postura correta durante o exercício físico é sinônimo de bom desempenho na academia e menor risco de lesões. Aprenda e faça tudo direitinho!
10 Setembro 2018
Como fazer exercícios físicos corretamente? Especialista dá 5 dicas

Fazer exercícios físicos corretamente é fundamental para alcançar o melhor desempenho na academia. Isso porque o efeito do exercício depende completamente de sua boa execução, do contrário, ele não cumprirá seu propósito, que é trabalhar um ou mais músculos determinados. Além disso, má postura é sinônimo de lesões. Para ajudá-la a alcançar a postura perfeita, consultamos Michel Gaido Garcia, professor de educação física da Rede Just Fit Academias (SP), que deu 5 preciosas dicas para manter a postura correta durante o exercício físico. Veja só:

 
  • 1. Mantenha as costas retas

Nada de se curvar ou empinar o bumbum durante a execução de um exercício, pois essas atitudes sobrecarregam as articulações, podendo lesioná-las e causar aquela dor nas costas. O ideal é deixar a coluna ereta – tarefa que fica mais fácil quando você contrai o CORE (região que abrange abdome, lombar e glúteos).

  • 2. Ajuste os aparelhos de acordo com seu biotipo

Assim que sentar, verifique regulagem do banco e, se tiver dificuldades, não hesite em chamar algum profissional. Aparelhos mal ajustados prejudicam a coluna lombar e até mesmo os resultados do exercício, já que qualquer coisa fora do lugar muda toda a dinâmica do movimento.

  • 3. Preste atenção no movimento

Não é a toa que essa atitude é chamada de consciência corporal: apenas concentrada você notará quais músculos estão sendo trabalhados e se existe algum ponto de sobrecarga. Quando mal executados, os exercícios – principalmente os livres, como o agachamento – se tornam mais difíceis pois requerem mais força.

  • 4. Aumente a carga aos poucos

Veja se cada parte do movimento está correta antes de colocar mais uma anilha, afinal, mais vale um exercício com pouco peso, contudo bem executado, do que bancar a Mulher Maravilha e ganhar uma lesão, não é mesmo?

  • 5. É iniciante? Prefira os aparelhos

Eles guiam o movimento e estabilizam o corpo, então, o risco de errar a postura é menor.

Fonte: Corpo a Corpo