Blog

Batidos que substituem refeições são saudáveis?
Os batidos que prometem substituir as refeições são uma opção cada vez mais popular para quem está a tentar perder peso. Mas será que funcionam?
30 Abril 2018
Batidos que substituem refeições são saudáveis?

 

Populares entre os fanáticos do fitness e até entre os mais moderados, este tipo de batidos são cada vez mais baratos e sem dúvida convenientes e práticos para quem quer manter uma alimentação saudável e tem um ritmo de vida frenético.

 

Até celebridades como a Rita Pereira ou Kim Kardashian já promoveram este tipo de suplementos nas redes sociais.

E assim muitos de nós assumiram de imediato que estes batidos ajudam a promover e a acelerar a perda de peso, mas será que é mesmo verdade?

A fundadora da empresa de fitness infantil britânica SPIDERfit Kids, Brett Klika, afirma que é importante que as pessoas entendam que nenhum batido consegue de facto substituir uma refeição a ‘sério’.

“Os substitutos de refeição devem ser considerados apenas como uma opção secundária a uma refeição real. Alimentos sólidos e ricos em nutrientes devem ter sempre preferência”.

Klika refere ainda que os batidos que substituem refeições tendem a oferecer mais fibra, carboidratos e calorias por dose, comparativamente aos também populares batidos de proteína.

A proteína é um importante componente nas células do organismo, contribuindo para a construção e reparação dos músculos. Esses batidos proteicos também deixam os indivíduos mais cheios, durante mais tempo, o que pode ajudar assim à perda de peso.

Porém, e de acordo com o médico Daniel Fenton, da London Doctors Clinic, ingerir proteína em excesso pode ser fatal, contribuindo potencialmente para o aparecimento de pedra nos rins e de gota.