Blog

Erros na academia que podem ser corrigidos facilmente
Você comete algum desses erros na academia? Errar é humano, e no treinamento não podia ser diferente, entretanto alguns erros podem ser evitados.
10 Outubro 2018
Erros na academia que podem ser corrigidos facilmente

Abaixo temos alguns exemplos de erros na academia normalmente provocados por  pessoas que praticam sem acompanhamento, porém basta alguns ajustes e orientações e poderá ser corrigidos. 

10 erros na academia para ser evitados

1- Aquecimento e alongamentos

Alongar antes do exercício é menos recomendado do que aquecimento. Aquecer a musculatura antes do exercício é importante, evita lesões e melhora o rendimento. Ao aquecer a musculatura com movimentos repetitivos e cargas baixas, você prepara a musculatura para um estimulo maior.

Diferente do alongamento, que causa um relaxamento e um afastamento das fibras, tornando a contração muscular mais difícil. Por isso deve-se realizar o alongamento após a atividade ou separado do seu exercício, para aumentar a flexibilidade e relaxamento das fibras.

2- Vícios de execução ou execuções mal feitas

Esses erros, em minha percepção, são os mais comuns. Quando a pessoa sai da fase sedentária e passa a treinar ela não tem a consciência corporal e não compreende o movimento corretamente. A partir dai vícios podem ser adquiridos, isso faz com que o treino não tenha um rendimento aceitável, ou pior, o praticante pode adquirir uma lesão por causa da má execução.

Preste muita atenção no seu movimento e peça sempre para seu professor te corrigir. Na academia, aproveite aquele monte de espelhos, eles servem para isso!

3- Velocidade de execução

Em cada tipo de treino, existe uma velocidade que deve ser seguida no movimento do exercício.  Um treino de potência, por exemplo, deve ser feito com movimentos rápidos, diferente de um treino de força onde o movimento sai mais devagar devido a carga. Respeite a velocidade de seu treino.

4– Mesmo estímulo dias seguidos

É muito comum pessoas treinarem a mesma região vários dias seguidos na expectativa de que aquela região se desenvolva mais rápido, porém o que acontece é exatamente o contrário, além de aumentar sua exposição   as lesões.

Falando um pouco mais tecnicamente, toda musculatura sofre um processo de supercompensação após um treino. Durante o treino os músculos sofrem um processo de catabolização, onde reservas de energia local são gastas, diminuindo assim a força e gerando estresse nas estruturas. Após um descanso esses desgastes se regeneram e passam do limite antigo ficando mais preparado para um próximo estímulo. Esse processo é natural para evolução da musculatura e suas estruturas.

erros comuns no treino
Sem descanso apropriado esse gráfico não vai para cima.

5- Tempo de descanso/intervalo

Outro erro muito comum é o tempo de descanso ineficiente, assim como o treino é importante, o descanso também é. Nesse item temos dois pontos:

  • o descanso de um treino para outro, como citado acima, onde não se deve treinar a mesma musculatura em dias seguidos;
  • o descanso entre as séries do exercício (mais comum em academias). 

A carga e as repetições são colocadas para respeitar um percentual do seu máximo, o tempo de descanso entre as séries serve para recuperar a musculatura para que você possa manter esse percentual.

Assim sendo se o professor pedir para você realizar um intervalo de 1 minuto, e você faz 30 segundos ou 5 minutos, você vai sentir que aquela carga ficou mais pesada ou mais leve fazendo mais ou menos repetições, quebrando totalmente a inicial do treino. 

6- Ordem dos exercícios

Por incrível que pareça, quando seu professor monta um treino existe uma ordem nos exercícios, muito fácil de ser visto nas academias. Aquela ordem de exercícios tem um sentido, há uma explicação.

Em muitos exercícios há vários músculos sendo exercitados ao mesmo tempo. Dessa forma o professor/treinador escolhe qual musculatura ele dará ênfase e irá forçar mais, sem afetar outros músculos para poder ter força para os próximos exercícios. 

Um exemplo clássico, no seu treino de musculação você terá peito e tríceps. Porém a máquina de supino está lotada, o que muita gente faz, passa para o próximo exercício ou faz braço já que é com peso livre. Entretanto ao fazer tríceps, você fadigou um músculo que seria usado nos exercícios de peito e seu rendimento irá cair muito nesses exercícios.

erros na academia
7- Ritmo no treinamento

Ritmo no treinamento é o mesmo que frequência. Você não precisa treinar todos os dias, porém treinar uma vez na semana ou treinar dois dias seguidos e só depois de dez dias, não surtirá efeito. Tenha um ritmo de no mínimo 2 vezes por semana de preferência em dias espaçados.

Veja mais nesse artigo sobre a Frequência de treino.

8-Troca do treinamento

Essa é muito importante, pessoas que não tem muito acompanhamento nos seus treinos, ou “atletas” que treinam sozinhos, precisam de alterações em seus treinos, não se deve fazer o mesmo treino o semestre inteiro, o ano inteiro.

A duração de um treino deve ser 2 a 6 semanas depende da quantidade de vezes que for na academia. Simplesmente, porque seu corpo é capaz de se adaptar, e sem estimulo novo, você estagna.

9- Alimentação

Muitos pecam aqui, ficar sem comer ou comer demais de forma errada não ajuda no desenvolvimento do seu corpo. Quando treinamos, precisamos de energia para movimentar os músculos, e depois para recuperá-los precisamos de outra energia. Obvio que tal energia sai dos alimentos ingeridos.

Ajustar sua alimentação é tão importante quanto ao treino. Você já deve ter chegado na academia e ao iniciar se sentiu fraco sem forças, ou náusea. Treinar muito tempo e não vê ganho muscular, achar que só suplemento é solução para tudo… Cuidado.

Para uma alimentação adequada para seu objetivo procure uma nutricionista.

10– Paciência

Nem todos os erros na academia são provocados devido ao treino ou alimentação… Treinar é para vida, não queira ficar em forma em dois meses para o verão, não passe a tomar coisas sem acompanhamento médico, não faça exercícios sem antes saber se você está apto para tal. Tenha paciência.

Assim como levou certo tempo para você sair totalmente do seu peso, vai levar um tempo para voltar, seu corpo não é como uma maquina onde só precisar trocar algumas peças para ficar mais potente. Ele se desenvolve aos poucos e você tem que dar as condições necessárias para isso.

Esses são alguns erros na academia, mas que se corrigidos farão toda a diferença no seu treino.

E você costumava cometer esses erros? Percebeu a diferença depois da correção? Deixa seu comentário e…

Bom Treino!