Blog

Exercício é a melhor forma de prevenir quedas de idosos, diz estudo
Novas diretrizes substituem recomendação antiga de suplemento com vitamina D
21 Maio 2018
Exercício é a melhor forma de prevenir quedas de idosos, diz estudo

A queda é a principal causa de morte relacionada com lesões entre os maiores de 65 anos, e os idosos que querem evitar cair devem fazer exercícios, em vez de depender de suplementos como a vitamina D, segundo as recomendações de especialistas americanos.

As novas recomendações do grupo assessor médico independente US Preventive Services Task Force (USPSTF) atualizam as que publicou em 2012, quando foi favorável a tomar suplementos de vitamina D como uma forma de prevenir as lesões relacionadas às quedas.

A última revisão dos testes clínicos sobre o tema não mostra nenhum benefício para as pessoas idosas e aponta um maior risco de cálculos renais relacionados aos suplementos de cálcio e vitamina D, a menos que uma pessoa tenha deficiência desta ou sofra de osteoporose.

"O USPSTF encontrou evidências adequadas de que tomar suplementos de vitamina D não tem nenhum benefício na prevenção de quedas nos idosos", de acordo com as diretrizes publicadas na revista científica Journal of the American Medical Association.

O USPSTF "recomenda intervenções com exercícios para prevenir quedas" nos maiores de 65 anos, mais propensos a este tipo de incidentes.

Os exercícios podem incluir "aulas individuais e em grupo supervisionadas e fisioterapia", segundo as recomendações.

A atualização se baseou em uma revisão de 11 testes clínicos que contaram com a participação de 51 mil pessoas.

"O suplemento de vitamina D, puro ou com cálcio, não foi associado a uma menor incidência de fraturas" em adultos sem deficiência de vitamina D, osteoporose ou fratura prévia, segundo o informe.

De acordo com dados mais recentes, de 2014, quase 29% dos adultos americanos de 65 anos ou mais relataram quedas, e quase 38% "precisaram de tratamento médico ou atividade restrita por um dia ou mais", disse o informe no JAMA.

Cerca de 33 mil pessoas morreram devido a quedas em 2015.