Blog

Gordura e músculos: como perder um e ganhar outro ao mesmo tempo?
28 Setembro 2017
Gordura e músculos: como perder um e ganhar outro ao mesmo tempo?

Quando se trata de entrar em forma, associando alimentação e exercícios físicos, as pessoas são logo avisadas de que só é possível ter um objetivo por vez: queimar gordura ou ganhar músculos. Especialistas afirmam que os dois acontecimentos, ao mesmo tempo, são possíveis, mas muito improváveis.

Embora as chances sejam mínimas, algumas dicas podem ajudar a atingir esses objetivos aparentemente contraditórios.

Abasteça seu corpo de forma correta

Alimentação. Desenvolver a musculatura enquanto queima gordura ao mesmo tempo é uma tarefa para um organismo alimentado de forma balanceada.

A ingestão de proteínas e gordura diárias, bem como de carboidratos e fibras, deve atingir um ponto de equilíbrio essencialmente matemático.

Uma refeição deve ser composta de 1/4 de carboidratos, 1/4 de proteína e a outra metade com vegetais. A gordura necessária pode vir de óleos e azeites saudáveis, usados no preparo dos vegetais ou das proteínas. A ingestão calórica depende do seu tamanho, nível de atividade e quanto peso você quer perder.

Não compense

Quando você treina pesado, tanto em aeróbicos quanto anaeróbicos, dois coisas provavelmente acontecem: você se sente faminto e seu corpo exige proteínas para recarregar os músculos.

Comer uma refeição generosa em tamanho e quantidade de proteínas depois de uma sessão exigente pode ajudar a criar músculos, mas não vai ajudar a queimar calorias.

Principalmente para mulheres, nada de comer muita proteína para ganhar músculos, mas comer uma quantidade normal, o que a maioria já come.

Se você come mais de um quarto de calorias em proteínas, ou fica empaturrada antes de chegar na parte dos vegetais e carboidratos com alto teor de fibra, está comendo proteína demais.

Esqueça a balança, por enquanto


Quando uma pessoa está perdendo gordura e ganhando músculos ao mesmo tempo, os números da balança podem desapontar, permanecendo iguais mesmo que você esteja secando gordura.

Seus objetivos podem ser melhor avaliados com fotos para marcar o progresso, fitas métricas e percebendo nas roupas que ficavam justas a evolução.

Perda de peso na balança e comparações com outras pessoas não é sempre produtivo. Talvez tenha perdido apenas 3kg, mas diminuído dois números nas peças de roupa – aí está o resultado positivo.

Fique de olho no objetivo



Perder gordura e ganhar músculos ao mesmo tempo acontece mais facilmente entre 6 e 12 meses de rotina de exercícios.

Então por um tempo eles podem acontecer simultaneamente, mas conforme você progride, o melhor a fazer é priorizar um deles, para conseguir dedicar-se totalmente e não parcialmente.

Fonte: Malhar Bem