Blog

Hora do treino: o que fazer primeiro, musculação ou exercício aeróbico?
Está querendo sair do sedentarismo e não sabe por onde começar? A dúvida entre começar por musculação ou por exercício aeróbico é comum para quem está iniciando em academias
01 Junho 2018
Hora do treino: o que fazer primeiro, musculação ou exercício aeróbico?

O especialista da Smart Fit, Thiago Moreira, explica que a ordem de realização depende do objetivo de cada pessoa.

A musculação serve para o ganho de massa muscular e o aeróbio para a queima de gordura. Se o aluno está treinando com o desejo de ganhar massa muscular e a queima de calorias é apenas uma consequência disso, a recomendação é realizar a musculação antes do treino aeróbio.

– Se você realizar um treino cardiovascular primeiro, pode acabar com boa parte da reserva de energia que será usada pelos músculos, posteriormente na musculação – conta Moreira.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Já se o objetivo for o emagrecimento e melhora do condicionamento cardiorrespiratório, é importante praticar primeiro o exercício aeróbio. O profissional explica que dessa maneira é possível que se tenha a máxima performance no treino, assim está com os estoques de energia elevados para aumentar a intensidade do exercício e ter um maios gasto calórico.

Vale lembrar que a musculação é importante também para quem busca o emagrecimento.

– Se engana quem pensa que para queimar gordura é preciso focar somente em exercícios aeróbicos. A massa muscular no corpo faz com que o metabolismo acelere e, consequentemente aumente o gasto calórico. Desta forma, para quem quer emagrecer, o ideal é realizar um treino aeróbio e, em seguida, o treino de musculação – sugere Thiago.

Fonte: Revista donna