Blog

PERSONAL TRAINER: MAIORES RESULTADOS OU APENAS MENOS DINHEIRO EM SEU BOLSO?
23 Maio 2017
PERSONAL TRAINER: MAIORES RESULTADOS OU APENAS MENOS DINHEIRO EM SEU BOLSO?

Esse post vai para meus colegas que trabalham como personal trainer, ok!? Como você justifica sua contratação? Como você convence alguém que valeria a pena pagar para ter você ao lado durante o treino? Pois bem, deixa eu ajudar…

Um estudo publicado por Scott e colaboradores (2000) resolveu investigar a influência da supervisão direta (acompanhamento profissional individual) em um grupo de indivíduos submetidos ao treinamento com pesos por 12 semanas. O outro grupo foi instruído inicialmente e depois continuou seus treinos sem supervisão direta, como acontece na sala de musculação. Todos eram considerados moderadamente treinados (nem novatos, nem experts…). Após o período de intervenção, os sujeitos que treinaram com Personal trainer tiveram melhoras significativamente maiores de força (no leg-press e supino reto, os exercícios testados) do que o grupo que treinou sozinho (apesar dos dois grupos apresentarem melhoras após o treinamento).

Tanto a força máxima (1RM) como a taxa de aumento de cargas de treino ao longo do período foram substancialmente aumentados em razão da supervisão direta. Segundo os autores, a presença e o incentivo de um profissional especializado pode promover o uso e a tolerância à maiores intensidade de exercício, o que acaba gerando maiores ganhos ao longo do tempo. Desse modo, os ajustes seriam mais precisos e adequados para que a progressão conseguida fosse a maior possível.

Outro fator, não mensurado na pesquisa, mas relatado na discussão do presente artigo é o fator psicológico. O incentivo durante a execução, principalmente nas repetições finais de cada série (as mais intensas) poderiam ser incentivadas em razão da presença do personal trainer.

Desse modo, a presença do personal trainer não é mero luxo. Esse investimento pode garantir melhores resultados.

PS.: estou sendo otimista e acreditando que o personal trainer sabe bem o que fazer, ok!?