Blog

Receita de brownie proteico de batata doce
Receita de brownie proteico de batata doce
24 Abril 2023

Esta receita de brownie proteico pode ser feita de maneira muito simples e barata, se você optar, também pode ser uma receita vegana.
Um brownie típico é um ponto fraco na maioria das pessoas (não gosta quem nunca experimentou), mas existe um custo. Receitas comuns de brownie são puro açúcar e gordura.

A boa notícia é que podemos fazer uma versão amigável à dieta sem sacrificar sabor e o prazer de comer uma comida com sensação de “sair da dieta”. Esta receita de brownie usa batata doce como fonte saudável de carboidratos, sem gerar o famoso “crash” de açúcar (aquela bomba letárgica após comer açúcar). Ah, a receita também não contém glúten e fornece muita fibra pra sua dieta.

Além disso, vai fornecer muito mais proteína do que qualquer brownie, o que é um extra para ser usado em conjunto de uma dieta.

Receita de brownie proteico de batata doce

Cada brownie contém cerca de 6g de proteína, apenas 95 calorias, zero açúcares e apenas 3 gramas de gordura (e elas são boas!), permitindo que você coma quantos brownies quiser, sem peso na consciência.

Pronto pra colocar a receita em prática ? Vamos lá.

Aqui estão os ingredientes necessários para fazer uma “fornada” de brownies.

Ingredientes

- Duas batatas doce grandes (cerca de 500g) assadas sem casca;
- 3 medidores de proteína em pó (qualquer proteína em pó, vegetal ou não, mas proteína com sabor vai melhorar o gosto);
- 3 ovos inteiros;
- 1/2 xícara de cacau em pó integral;
- 2 colheres de chá de óleo de oliva extravirgem;
- 2 colheres de chá de leite (pode ser leite vegetal ou qualquer um da sua preferência).
- 1/4 xícara de gotas de chocolate com 70% cacau;

Não sabe qual proteína usar? Clique aqui e conheça nossos wheys! 

Cobertura opcional

- 1/2 colher de chá de xilitol (ou a gosto)
- 1/4 de xícara de manteiga de amendoim integral

Como colocar a mão na massa

- Asse a batata doce e deixe esfriar antes de fazer qualquer coisa. Então, tire o interior usando uma colher (você ainda pode usar as cascas em outras receitas, como ensopado).

- Pré-aqueça seu forno em 180 ºC e forre uma forma com papel manteiga ou forre uma forma específica para brownies (ambas funcionarão).

- Enquanto o forno aquece, use um processador de alimentos para deixar a batata doce em forma de purê bem fino.

- Adicione o resto dos ingredientes junto a batata doce.

- Agora misture mais uma vez até ter uma massa grossa e uniforme (dentro do possível).

- Para misturar de forma mais eficaz, não deixe que a massa escape para os lados do processador e sempre a coloque novamente.

- Agora derrame a mistura na forma e asse na parte mais alta do forno por cerca de 15 minutos.

-Quanto menos tempo de forno, mais maleável ficará o brownie.

Depois de pronto, deixe esfriar um pouco e corte o brownie na forma em 18 pedaços.

A receita foi feita para consumir quente, mas se você tiver a paciência (e aguentar) para deixar uma noite na geladeira, você terá um brownie parecido com um fudge de chocolate (ou com o sabor da proteína em pó usada).

Para fazer uma cobertura opcional, misture a pasta de amendoim com pó de xilitol, adicione água até atingir a textura desejada.
Isto criará uma cobertura deliciosa de pasta de amendoim.

Ficha nutricional por brownie

A receita serve até 18 pedaços (brownies unitários):

- Calorias: 95
- Carboidratos: 17 gramas
- Gorduras: 3 gramas
- Proteína: 6 gramas
- Fibra: 7 gramas

Posso fazer sem suplementos ?

Claro. Mas os macronutrientes não serão os mesmos. E antes de pensar que estamos promovendo o consumo deles, tente entender que para adicionar a mesma quantidade de proteína usando alimentos naturais, iriamos extrapolar a quantidade de gorduras, carboidratos e calorias.

Os suplementos são usados apenas pela sua capacidade de fornecer grande quantidade de proteína, sem os outros macros. Todavia a receita não está escrita em pedra, use o que achar melhor!

Aproveite!

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

E não deixe de nos seguir no Instagram clicando aqui para mais inspiração, dicas e faça parte do nosso #team. Até a próxima!

Fonte: hipertrofia