Blog

Saiba como tomar glutamina
15 Janeiro 2018
Saiba como tomar glutamina

A glutamina é um famoso aminoácido muito consumido por atletas e esportistas. Afinal, traz diversos benefícios para quem pratica atividades físicas, principalmente, de alta intensidade. Mas, você sabe como tomar glutamina?

Este composto tem função importantíssima na recuperação dos músculos após treinos de musculação, atividades aeróbicas ou prática de esportes diversos. A glutamina diminui os efeitos do catabolismo e regula o processo anabólico do corpo.

Durante os exercícios físicos, nosso corpo sofre, naturalmente, estresse e sobrecarga. Desta forma, o sistema imune fica mais vulnerável e ficamos mais expostos a doenças, desgaste físico, perda de energia e tantos outros efeitos.

Qual a importância da glutamina?

A glutamina é o aminoácido mais abundante do nosso corpo e, mesmo que seja classificado como não-essencial, tem função extremamente importante em nosso organismo, até mesmo para quem não pratica atividades físicas. Pode ser obtida por meio de alguns alimentos, como peixe, carne vermelha magra, feijão e espinafre.

No entanto, para quem pratica atividade física intensa, esses alimentos são insuficientes como fonte de ingestão de glutamina e, por isso, é importante a suplementação. Este aminoácido é importante porque auxilia na retenção de nitrogênio, melhora a imunidade do organismo, aumenta a síntese proteica, evita o rompimento de tecido muscular e faz com que a recuperação pós-treino seja mais rápida.

Afinal, como devo tomar glutamina?

Como sua função principal é auxiliar no pós-treino, este é o período mais indicado para tomar o suplemento. Já a forma de tomar glutamina depende da frequência e da intensidade do treino. Normalmente, é indicado que você tome de 10 a 15 gramas diárias de glutamina, dose que deve ser dividida entre duas ou três vezes ao dia. Sendo assim, é indicado, por exemplo, que você tome 5 gramas no pós-treino e mais 5 gramas antes de dormir.

Fonte: Corpo Ideal