Blog

Treinar Em Jejum Emagrece?
09 Março 2018
Treinar Em Jejum Emagrece?

As mudanças favoráveis da composição corporal e a influência positiva sobre o desempenho esportivo de praticantes de atividade física após intervenção nutricional são bem documentados. A refeição que antecede os treinos deve conter uma boa quantidade de líquidos para manter a hidratação, pobre em gorduras e fibras para facilitar o esvaziamento gástrico, rica em carboidratos para manter a glicemia e maximizar os estoques de glicogênio, e moderada na quantidade de proteína. É fundamental para a rotina de praticantes de atividade física que as quantidades de cada nutriente sejam respeitadas. Deve-se considerar a individualidade biológica, o gênero, duração e intensidade do exercício, bem como a modalidade esportiva praticada.

Algumas pessoas acreditam que treinar em jejum levaria a uma perda maior de gordura corporal, no entanto não se dão conta que podem estar prejudicando seu ganho e/ou manutenção de massa magra, bem como seu desempenho no esporte que pratica.

Durante o jejum utiliza-se sim, mais gordura como fonte energética, no entanto, utiliza-se também o que chamamos de aminoácidos, que são o que formam os nossos músculos, desta forma, se o corpo precisar de energia rápida e não tiver de onde tirar, é do músculo que esses aminoácidos irão sair, provocando uma perda de massa magra. É importante lembrar que quando perdemos massa magra, o nosso metabolismo diminui (fica preguiçoso) e fica cada vez mais difícil emagrecer.

Há também o fato de que quando treinamos em jejum, aumentamos a chance de ter hipoglicemia (baixa glicose sanguínea), que causa visão turva, tonturas, náuseas, tremores, isso fará com que não consigamos dar continuidade no treino. Aumentam as chances de ter cãibras, dores de cabeça e mau humor, e você pode desencadear posteriormente uma compulsão, onde o seu organismo libera hormônios que fazem ter vontade de consumir alimentos muito calóricos, normalmente ricos em carboidrato simples, e nutricionalmente pobres (pão branco, chocolate, doces em geral, biscoitos, bolos...), assim, você coloca por água abaixo o seu esforço do treino.

O que você deve fazer então?

Quando há muitas dúvidas e você não consegue se organizar sozinho, o ideal é contar com o apoio de nutricionista para ajustar as quantidades que você precisa consumir, mas se você cuidar bem da sua alimentação e hidratação durante o dia, fazer uma refeição completa em torno de 3h antes da prática esportiva e uma refeição pré treino uns 30 minutos antes, com certeza você terá energia para aguentar seu treino do início ao fim, e garantir bons resultados

Nutricionista Jéssica de Souza