Blog

TREINO DE ABDOME – 5 ERROS MAIS COMETIDOS
23 Setembro 2017
TREINO DE ABDOME – 5 ERROS MAIS COMETIDOS

Seu abdome não define? Talvez você esteja cometendo algum erro sem saber! Confira nesse artigo os 5 erros mais cometidos, e como corrigi-los, além de dicas para que você consiga conquistar o famoso “tanquinho”.

1 - ABDOMINAL PARA PERDER BARRIGA

Muitos acham que o abdominal faz perder a gordura acumulada na barriga, o que infelizmente é mentira. O abdominal serve para ganhar massa magra no músculo do abdome.

CORRIGINDO

Para perder a gordura abdominal, é necessário uma combinação de dieta e exercícios aeróbicos. Por isso é importante a orientação de uma nutricionista e um personal trainer.

Algumas dicas:

- Dê ênfase para proteínas magras (peito de frango, salmão, peito de peru), produtos integrais e gorduras saudáveis.

- Faça exercício aeróbico.

2 - AMANHÃ EU FAÇO

Muitas vezes deixamos de lado o abdominal, pois já estamos no final do treino, estamos cansados, podemos deixar para amanhã, já que “meu abdome nai vai definir mesmo”, certo? ERRADO!

CORRIGINDO

Fazer abdominais randomicamente não trará resultado nenhum! Sim, definir o abdome é difícil, mas não é impossível, não desista!


3 - ABDOMINAL SEM CARGA

Vemos por aí muitas fichas que passam exercícios para o abdome com inúmeras repetições, e sem carga. Isso acaba tornando o exercício ainda mais chato, além de ser errado, caso o objetivo seja hipertrofia do abdome.

CORRIGINDO

Trate seu abdome do mesmo jeito que você trata seus outros músculos. Dicas:

Faça em média 3 a 5 séries para cada parte do músculo abdominal. (Veja na imagem abaixo os diferentes músculos).

Mantenha as repetições entre 8 a 15, sempre fazendo com o máximo de carga que conseguir. (Cuidado para não aumentar muito a carga e prejudicar o movimento.)

É mais seguro para sua coluna usar os aparelhos ao invés de peso livre.

4 - MOVIMENTO ERRADO

A grande maioria que está deitado no colchonete na academia, fazendo abdominal, está fazendo errado. Muitos forçam a coluna, forçam o pescoço, a cintura, forçam tudo, menos o músculo do abdome

CORRIGINDO

Peça sempre a orientação de um profissional ao realizar os exercícios. Não tenha vergonha de perguntar!

5 - EXCLUSIVIDADE PARA O ABDOME SUPERIOR

A grande maioria faz apenas um tipo de abdominal, aquele tradicional. Sim, ele é eficaz, mas exercita apenas o Abdome Reto Superior, há outras partes para serem exercitadas, que são esquecidas. Veja abaixo quais são.

CORRIGINDO

Peça a um profissional para fazer a sua ficha de abdome, e não deixe de realizar um exercício por ele ser “chato”. Dica:

A largura da sua cintura é de acordo com sua estrutura óssea, o abdominal não vai alargá-la, como muitos acham.


CONCLUSÃO

Para hipertrofiar o músculo do abdome, é necessário treiná-lo como um outro qualquer, com poucas repetições e com carga.

Para que ele apareça, é necessário eliminar a capa de gordura que fica entre a pele e o músculo, como mostrado abaixo.


CURIOSIDADE

Já percebeu como o abdome de alguns fisiculturistas são dilatados? Isso ocorre devido ao uso em excesso do hormônio do crescimento (GH), que faz crescer os órgãos internos.