Blog

10 benefícios da musculação que você não conhecia (ou ignorava)
Os benefícios da musculação vão muito além dos óbvios que todos nós já conhecemos, e saber quais são eles pode mudar totalmente sua visão sobre o treino e motivação.
21 Outubro 2019

Nenhuma outra atividade vai mudar tanto seu corpo como a musculação

Se, de alguma forma, seu objetivo é conquistar um corpo melhor, seja com mais massa muscular, menos gordura, mais “tônus”, curvas ou que quer que seja.

A atividade física que tem o maior potencial para fazer isto, e em menos tempo, é a musculação.

Por quê ?

Poderíamos debater o dia inteiro sobre como crossfit, zumba, treinos funcionais ou qualquer outra atividade, pode melhorar a aparência física.

Porém se a musculação não fosse o esporte que mais modifica a composição corporal, os fisiculturistas já teriam mudado sua forma de treino há tempos.

São eles os pioneiros da mudança corporal; se algo funciona e traz resultados rápidos, que os façam ter uma vantagem em competições, nós já estaríamos sabendo porque eles já estariam fazendo.

Portanto, sem dúvidas, um dos principais benefícios da musculação é provocar as mudanças corporais mais rápidas do que qualquer outro esporte.

Moldagem de um caráter mais forte

Na musculação não é possível conquistar resultados expressivos e duradouros sem que haja algum comprometimento e disciplina.

A partir do momento que o praticante começa a cultivar estes hábitos para obter melhores resultados, eles não ficam apenas dentro da academia.

Eles se espalham para outras áreas, o que começa a gerar inúmeras mudanças positivas que impactam a vida do praticante.

Em suma, uma pessoa que consegue bons resultados na musculação, também terá bons resultados em outras áreas da vida.

Menos estresse

Às vezes, barulhos simples que não nos incomodam começam a incomodar.

Um comentário inocente tem um efeito muito maior em você que o esperado.

Em muitos casos,  não conseguimos perceber que é o estresse que está amplificando suas respostas a certas situações.

Fazer musculação pode aumentar as concentrações de químicos no organismo que podem otimizar sua tolerância do cérebro ao estresse.

Basicamente, pessoas que fazem musculação tem uma maior resistência ao estresse e isto pode gerar inúmeros benefícios em outras áreas da vida.

Metabolismo mais rápido

Pessoas que fazem musculação possuem o metabolismo mais rápido, e isto fica cada vez mais evidente conforme ganhamos massa muscular.

A musculação em si é uma atividade que requer muita energia e mesmo depois que o treino termina, o corpo precisa se recuperar (e continua gastando energia).

Conforme adquirimos mais e mais massa muscular, nosso corpo precisa gastar mais energia para mantê-la.

Tudo isto faz com que o corpo tenha que gastar mais energia para se manter, ou seja, acelerando a velocidade do seu metabolismo.

Mais saúde mental

Um dos benefícios da musculação é liberar endorfinas no cérebro que farão você se sentir mais feliz, de bom humor e motivado.

Na verdade, há estudos que mostram que atividades físicas, como a musculação, servem como tratamento auxiliar para depressão.

Esta melhora de humor pode aumentar a qualidade de vida como um todo e mudar sua forma de enxergar certas dificuldades do dia a dia.

Melhora na autoestima

A partir do momento que vemos as mudanças corporais ocorrendo, isto gera um reforço muito positivo em nosso cérebro.

Seja pela conquista de obter progresso, seja porque a mudança é algo que queremos ou simplesmente por se tornar uma pessoa melhor, fazer musculação vai deixar sua autoestima chegando na estratosfera.

Mais saúde como um todo

Assim como qualquer atividade física, a musculação pode gerar inúmeros benefícios para a saúde.

Nesta quesito, os que mais se destacam são:

  • Aumento na densidade óssea reduzindo o risco de osteoporose;
  • Aumento no HDL (colesterol bom);
  • Diminuição do LDL (colesterol ruim);
  • Aumento na sensibilidade a insulina e prevenção contra diabetes tipo 2;
  • Diminuição da pressão sanguínea;
  • Diminuição na incidência de doenças cardíacas;
  • Fortalecimento de tendões e articulações;
  • Melhora do sistema imunológico.

Em suma, somente pelo fato de estar fazendo musculação você terá muito mais saúde prevenindo vários problemas, de forma direta e indireta.

Mais flexibilidade

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, ganhar massa muscular através de exercícios, usando amplitude completa, aumentará a flexibilidade.

Este aumento na flexibilidade diminui a chance de lesões dentro e fora da academia, ao mesmo tempo que previne dores crônicas (como dores na região lombar).

Mais apetite sexual

Um dos benefícios da musculação é o aumento na liberação de hormônios sexuais, como a testosterona, tanto em homens como mulheres.

Este aumento, além de acelerar a própria hipertrofia muscular, também pode aumentar o apetite sexual, já que a testosterona é o principal hormônio envolvido na libido.

Melhor postura

A maioria dos casos envolvendo má postura estão ligados ao enfraquecimento músculos responsáveis por manter o corpo em uma postura naturalmente ereta.

Qualquer treino bem elaborado de musculação vai trabalhar a maioria dos músculos que envolvem a postura, como músculos do pescoço, deltoides e costas, e poderá prevenir estes problemas.

Palavras finais

Musculação não é voltada apenas para pessoas que querem “ficar gigantes”, mas sim qualquer pessoa que queira ter uma qualidade de vida superior.

Qualquer pessoa que faça musculação inevitavelmente terá mais saúde, mais apetite sexual, será mais feliz e provavelmente será uma pessoa mais determinada, dentro e fora da academia.

Fonte: Hipertrofia