Blog

Aeróbica ou Musculação?
Aeróbica ou musculação? Calorias totais gastas ou quantidade de gordura utilizada?
27 Fevereiro 2017
Aeróbica ou Musculação?

Vejo com frequência postagens colocando a atividade aeróbica ou o "cardio", como de fundamental importância, mesmo para quem pratica musculação seriamente.

Essa posição é incorreta. Contradiz todos os estudos científicos atuais e a observação técnica de treinadores e atletas experientes.

Em relação à saúde cardio vascular, qualquer exercício é benéfico, sendo a musculação é melhor para prevenir eventos de alta intensidade como um enfarto por exemplo.

Em relação à perda da gordura, diversos estudos tem demonstrado que a musculação promove perda de gordura em níveis muito superiores à aeróbica.



A musculação aliada à dieta (foto 2- Michel Vieira, que acompanhamos pela M&F), mostra-se ainda mais eficiente.

Após 40 ou 50 minutos de um treino intenso de musculação, inicia-se a síntese proteica, ou seja, o anabolismo, cujo pico fica em torno de 24 horas pós treino, nesse período há intensa queima de gordura. Por volta de 36 à 48 horas ocorre a normalização e temos as adaptações fisiológicas ou seja, os resultados.



Foto 2- Michel Vieira, em edição passada da Revista Musculação & Fitness

Claro, se você for uma maratonista ou mesmo um corredor fundista vai ter que treinar corrida, mas isto não significa que você é mais saudável do que um velocista por exemplo.
Aeróbica ou Musculação - VelocistasAtividade aeróbica em todos os níveis prejudica a hipertrofia, e esta, é um dos fatores mais estudados como fundamental para a perda da gordura. A ciência considera que apenas pelo fato de você adquirir 1 ou 2 quilos de músculo, ao final de um ano perde 1 a 2 quilos de gordura. O músculo tem metabolismo ativo mesmo durante o sono o que leva a perda de gordura até mesmo dormindo.Claro que se você é desses que usa o suporte de agachamento pra fazer rosca e depois vai pra esteira, não pode esperar grandes resultados.

Vamos abordar com detalhes este assunto nas próximas edições da revista Musculação & Fitness.