Blog

As 14 dúvidas de fitness mais buscadas no Google. A gente responde!
Para matar a curiosidade de qualquer uma com 100% de confiabilidade!
26 Abril 2016
As 14 dúvidas de fitness mais buscadas no Google. A gente responde!

1. O que são exercícios anaeróbicos?
São aqueles que não utilizam oxigênio no seu processo metabólico, e sim o carboidrato do músculo como fonte de energia. É o caso de exercícios de curta duração e alta intensidade: corrida de 100 metros, provas de natação, levantamento de peso e ginástica olímpica. O objetivo é desenvolver força ou acelerar o metabolismo basal.

2. Para que serve a remada aberta?
"Esse exercício trabalha todos os músculos dorsais: a grande dorsal, redondos maior e menor, romboides (músculos internos das escápulas), trapézio inferior e deltoide posterior (atrás do ombro). E melhora a postura", diz Célio Borguês Filho, professor da academia Les Cinq Gym, em São Paulo.

3. Qual é o treino de abdômen da Anitta?
A cantora faz um circuito com atividade aeróbica (como esteira) abdominal e pranchas frontal e lateral.

4. Qual é o treino de perna da Mari Reis?
A fisiculturista realiza treino de hipertrofia. Exercícios pró-pernão: 3 séries de 12 repetições (com carga máxima) de agachamento, afundo e stiff.

5. Como turbinar a aula de zumba?
"Movimente bem os braços, diminua o intervalo entre as músicas e, entre elas, inclua uma corrida no lugar", diz o coordenador Waldyr Maciel, da academia Les Cinq Gym, de São Paulo.

6. Devo ter caneleiras ou elas estão ultrapassadas?
Deve, sim. Elas são um caminho seguro para quem precisa se adaptar ao treino e aumentar a carga aos poucos.

7. Consigo emagrecer caminhando?
Sim. É um bom começo para queimar as gordurinhas. E, quanto mais tempo e intensidade você imprime nesse exercício, maior é o seu gasto energético.

8. Qual é a melhor forma de perder a barriga?
Não tem segredo: "Cinquenta por cento estão relacionados a manter uma rotina de exercícios com atividades aeróbicas (de 45 a 60 minutos, 4 x por semana, de caminhada, corrida, natação, ciclismo, lutas, dança) e exercícios como a musculação e o treinamento funcional – sim, trabalho de força também gasta calorias!", diz o educador físico Marcio Lui, da academia Bodytech, em São Paulo. Os outros 50% estão diretamente ligados a reduzir doces, frituras e bebidas alcoólicas do cardápio.

9. Por que ficamos mais cansados no verão?
O calor diminui a pressão dos vasos sanguíneos devido à dilatação. "E, para manter a temperatura, o corpo aumenta a frequência cardíaca, o que gasta mais energia", diz a personal Cau Saad.

10. Dá para combater a celulite com exercícios?
Claro! Todo exercício aliado a uma dieta equilibrada auxilia no combate à celulite porque queima o estoque de gordura do corpo, melhora a circulação e ainda ajuda a desinchar. "Invista, inclusive, no treinamento de força, que aumenta seu gasto calórico ao longo do dia e busca combustível justamente na gordura", recomenda a professora Eliane Araújo Oliveira.

11. Quando devo alongar?
Três vez por semana. É importante para deixar os músculos mais longos e fortes, além de liberar o movimento das articulações. Antes e depois da musculação o alongamento pode ser dispensado – movimentos simples, como polichinelo, são suficientes.

12. Qual é o melhor agachamento para o bumbum?
Alguns têm um pouco mais de ação nos abdutores (músculo lateral do bumbum), outros nos adutores (interno das coxas), porém todos trabalham os glúteos. Só não vale ultrapassar o ângulo de 90° do joelho ao agachar para evitar lesões.

13. Exercícios de prancha são eficientes?
Com certeza! Eles estabilizam e fortalecem o core por inteiro (abdômen e lombar) e são aconselhados para a reabilitação de lesões na coluna. Também trabalham ombros e melhoram o equilíbrio e a postura.

14. Posso emagrecer 3 quilos em uma semana?
Muitos especialistas defendem que, acima de 2 quilos por semana, o emagrecimento traz mais prejuízos que benefícios: perder massa magra juntamente com a gordura, por exemplo. Isso causa flacidez e metabolismo lento. Mas, como cada organismo reage de uma maneira, a medida não é regra.

Fonte: Boa forma