Blog

Como tomar multivitaminico corretamente e melhor horário
21 Fevereiro 2018
Como tomar multivitaminico corretamente e melhor horário

Suplementação com um bom multivitamínico é importante para quem faz musculação, mas muitos não sabem como tomar corretamente, diminuindo os benefícios esperados.

Certas vitaminas e minerais presentes no multivitamínico podem ter sua absorção maximizada ou minimizada dependendo da forma que forem utilizados, por isso é importante saber como tomar multivitamínico da maneira adequada.

Mas por que usar um multivitamínico ?

Em um mundo perfeito, nosso dieta seria tão variada que todas as vitaminas e minerais que o corpo precisa viriam dos próprios alimentos.

Infelizmente, para a esmagadora maioria das pessoas, isto não é uma realidade.

Na sociedade atual, por mais que você tente incluir uma grande variedade de alimentos na alimentação, você ainda pode sofrer uma deficiência em certos micronutrientes.

Isto é ainda pior para pessoas que treinam pesado e precisam de uma dosagem diferente de determinadas vitaminas e minerais.

Muitas vezes essas quantidades maiores não conseguem ser atingidas mesmo que você faça um esforço extra.

Por exemplo: vitamina D3 estimula a produção de certos hormônios anabólicos como a testosterona, um hormônio extremamente importante para quem treina, e a principal fonte de vitamina D3 é o sol.

Para extrair a quantidade ideal de vitamina D3 tomando banho de sol é necessário deixar a maior parte do corpo exposta, sem protetor solar, por cerca de 30 minutos no sol das 10h às 14h todos os dias.

A questão que fica é: quem faz (e pode fazer) isso todos os dias ?

Pois é.

Há décadas atrás, quando a maioria da população trabalhava fora de casa, em plantações e outros trabalhos braçais, tomar sol não era um problema.

Hoje, a maioria das pessoas realizam 90% das atividades ao abrigo do sol, isso quando não é 100% e tomam sol apenas no trajeto de um lugar para outro, e mais difícil ainda no horário do dia mais propício para produzir vitamina D3.

A vitamina D3 é só um exemplo de vitamina que precisa ser suplementada, independente da sua rotina ser a mais saudável possível.

A questão é que vários outros micronutrientes acabam sendo necessários por motivos semelhantes, e é aqui que entra o multivitamínico, para gerar uma garantia a mais que o seu corpo está recebendo as vitaminas e minerais que precisa para funcionar corretamente.

Ingestão de vitaminas e minerais não é um assunto tão chamativo para quem treina como tomar creatina creatina, por exemplo, mas pode ter certeza que eles são tão importantes quanto.

Certos micronutrientes estão envolvidos na contração dos músculos; alguns maximizam a absorção de proteínas; enquanto outros auxiliam na saúde do seu sistema endócrino e facilitam a produção de hormônios.

Leve em consideração também que pessoas que realizam atividades de alta intensidade (como treinar pesado), PERDEM certos micronutrientes através do suor e precisam ingerir uma quantidade maior do que uma pessoa comum, que não realiza tais atividades.

Em suma, o uso de um multivitamínico foi criado justamente para tentar suprir a demanda maior do corpo por micronutrientes, que a dieta sozinha geralmente não consegue suprir.

Como tomar o multivitamínico corretamente e qual é o melhor horário para ingestão?

Não há complexidade a respeito de como tomar um multivitamínico, a única “regra” essencial é SEMPRE ingerir sua dose diária em conjunto de uma refeição sólida, de preferência que contenha alguma fonte de gordura.

Por quê ?

Ingerir o multivitamínico junto de uma refeição sólida, contendo gorduras, aumenta a absorção de várias vitaminas e minerais especialmente das vitaminas solúveis em gordura como vitamina A, D, E e K.



Os ácidos gerados pelo estômago, para auxiliar na digestão dos alimentos, também favorecem a quebra e absorção de certos micronutrientes.

Em relação ao melhor horário, para maximizar ainda mais o uso do multivitamínico é recomendável ingeri-lo na primeira refeição sólida que ocorre após o treino, para suprir possíveis perdas que possam ter ocorrido durante a atividade.

Se você faz uso de um shake após o treino, sem problemas. Use o multivitamínico apenas quando for fazer uma refeição sólida depois depois deste shake.

Exemplos de ótimas refeições sólidas para tomar com o multivitamínico:

- Omelete com ovos inteiros e aveia;

- Arroz com carne vermelha;

- Panqueca com pasta de amendoim e banana.