Blog

Depois dos 40: mantenha a forma com exercícios simples!
21 Setembro 2017
Depois dos 40: mantenha a forma com exercícios simples!

Entrar em forma – ou manter a forma – depois dos 40 anos está relacionado a uma condição básica: dominar movimentos básicos e a mecânica do corpo.

Em outras palavras, tornar seu corpo confortável e forte da maneira que ele naturalmente deveria ser. Isso parece mais fácil do que é. Enquanto na juventude isso pode ser fácil de obter, a partir dos 40 a tolerância dos ligamentos e tecidos cai e a competência do sistema é prejudicada.

Três treinos podem ajudar a reconquistar aquela sensação de ter 25 anos de novo. Há algumas posições chave que precisam ser incorporadas para o corpo estar pronto para os movimentos exigidos no dia a dia.

Depois dos 40: cinco exercícios

Isso significa, por exemplo, carregar as compras do supermercado, os filhos, ou colocar a bagagem no compartimento superior do avião. Os cinco movimentos chave são: agachamento com barra alta, agachamento frontal, peso-morto, standing press e bench press.

Nenhum deles é exatamente diferente do que normalmente se faz em uma academia de musculação, mas é importante destacar a eficiência deles para fortalecer pontos chave do corpo após os 40 anos. Também previnem lesões, perda de massa muscular e aquele visual que os americanos chamam de “dad bod” (ou “corpo de papai” na tradução literal).

Três vezes por semana é o suficiente, com a barra, um kettlebell e dois halteres (com 8 kg cada). Antes de iniciar, o aquecimento deve ser feito com corrida, polichinelos, remo seco ou ergométrica até que se comece a suar.

Agachamento com barra alta: 5 séries de 5 repetições


Agachamento frontal: 5 séries de 5 repetições


Peso-morto: 5 séries de 5 repetições


Levantamento de ombro: 5 séries de 5 repetições


Supino: 5 séries de 5 repetições


Toda a sequência não leva mais que 45 minutos. O praticante deve consultar um educador físico para iniciar a prática, evitando assim erros comuns de postura e possíveis lesões!

Fonte: Malhar Bem