Blog

7 dicas para Não Comer Doces e evitar a Sabotagem
Muitas pessoas optam em não comer doces quando querem se livrar dos quilinhos a mais.
27 Outubro 2021

Na teoria é mais fácil excluir o doce do que na prática, pois o organismo tem necessidade fisiológica de açúcar.

Primeiramente porque é fonte de energia e também porque os doces e carboidratos favorecem a produção de serotonina, o hormônio que dá sensação de bem estar.

Por estas razões não é nada fácil nos livrarmos da vontade de comer um docinho de vez em quando e para algumas pessoas esta necessidade parece ser ainda maior, mas será que é possível diminuir ou evitar assaltar a geladeira em busca de um pedaço de pudim?

Para responder esta e outras perguntas, nosso post vai mostrar algumas dicas para não comer doce ou para diminuir o seu consumo! Continue aqui e saiba mais!

Motivos que nos fazem Querer Comer Doce

• Produção baixa de serotonina.

• Baixa ingestão de alimentos ricos em cromo, magnésio, zinco, triptofano, vitamina B6, B9 e B12

• Vício em Açúcar
Estudos comprovam que o açúcar pode viciar como o fumo e o álcool, neste caso é preciso ficar em abstinência de doces para que organismo se acostume.
 
• TPM
Neste período a mulher produz menos serotonina e tem mudanças de humor, desencadeando a vontade por doces.

• Ansiedade
Algumas pessoas quando estão ansiosas ou estressadas encontram alívio comendo doces, porém esta não é uma solução para diminuir a ansiedade e traz ganho de peso.

• Dormir mal
A insônia eleva o nível do cortisol que por sua vez ajuda a diminuir a produção da serotonina aumentando a vontade de comer doces durante o dia seguinte.

Como podemos perceber, o desejo de comer doces pode ser uma necessidade fisiológica devido a baixa produção de serotonina.

Decidir não comer doce e restringir radicalmente pode não ser uma decisão acertada, pois poderá desencadear compulsões, por isso a melhor maneira é começar aos poucos a retirar o açúcar das refeições.

Períodos que aumentam a necessidade de Comer Doces

• Fim da Tarde
Neste período cai a produção de serotonina.

• Inverno
O organismo necessita de mais energia para produção de calor e precisa de mais glicose.

• Após o Almoço e Jantar
Quando fazemos uma refeição rica em carboidrato pode acontecer uma reação denominada hipoglicemia reativa, fazendo cair a glicose sanguínea, isso acontece em decorrência de uma alta súbita da insulina, fazendo com que o cérebro sinalize a necessidade da ingestão de glicose e assim surge a vontade de comer um doce.

Neste caso específico, não comer doce pode causar dor de cabeça e tontura, pois o cérebro entende que está sem energia e surgem sinais de fraqueza.

7 Dicas para não Comer Doce

1 – Aposte em alimentos ricos em triptofano: este aminoácido atua na síntese de serotonina. Coma banana, grãos integrais, aveia, queijos, leite, castanha do pará, carnes, etc.

2 – Diminua o consumo de açúcar aos poucos: quando se retira radicalmente o doce da sua rotina, pode desencadear compulsão, pois aumentará a necessidade. Comece retirando o açúcar de bebidas como sucos, café, chás.

3 – Não pule o café da manhã: esta refeição ajuda a melhorar a disposição e energia para o resto do dia, quando ela não acontece, aumentará a fome e o desejo por doces.

4 – Não use adoçantes: estudos comprovam que estas substâncias aumentam a necessidade do organismo em consumir açúcar, por isso para adoçar bebidas utilize açúcar de coco ou mel, com moderação.

5 – Faça atividades físicas: praticar exercícios libera a produção de serotonina e sensação de prazer.

6 – Coma mais frutas: a frutose( açúcar das frutas) é absorvido vagarosamente e aumenta a sensação de saciedade.

7 – Consuma alimentos ricos em zinco, cromo, magnésio, vitaminas B6, B9 e B12: maçã (cromo), nozes e outras oleaginosas, granola, aveia, abacate, carnes, são exemplos de alimentos ricos nestes nutrientes.

Bônus!

• É possível utilizar um suplemento que ajudará a não comer doce, o picolinato de cromo, ele age diminuindo a vontade de comer massas e doces, sendo então um aliado para quem precisa diminuir a ingestão de açúcar.

• O picolinato de cromo é bem absorvido pelo organismo e age regulando a glicose, reduz a fome e regulariza o metabolismo energético, sendo uma opção para ajudar na redução dos níveis de glicose sanguínea.

Vem conhecer o nosso Chromium Picolinate! Clique aqui!

Para finalizar…

Para finalizar nosso artigo devemos lembrar que a produção de serotonina e o baixo consumo de alguns nutrientes estão diretamente relacionados com a necessidade do organismo em consumir açúcar.

Para não comer doce é preciso equilibrar então tais nutrientes.
Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras! 
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!