Blog

Dieta x Corrida: dicas essenciais para quem quer emagrecer correndo.
Como aliar a corrida à perda de peso?
23 Maio 2022

Acredite se quiser, mas a resposta para tal pergunta não é tão simples quanto parece: para emagrecer correndo, é necessário estar atenta na alimentação para malhar: ligada nos lanches funcionais pré e pós-treino, à ingestão de suplementos, à hidratação e, principalmente, às quantidades de alimentos em cada refeição se precisar de uma ajuda extra, baixe um app para emagrecer.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, Vogue convidou Kerolyn Valente, nutricionista esportiva do Care Club, espécie de parque de diversões para aficcionados por corrida, natação e bike em São Paulo para compartilhar suas dicas mais valiosas envolvendo alimentação e boa forma. Papel e caneta na mão?

1. Por que devo beber bastante água?

"Beber muita água não é necessariamente o correto", explica Kerolyn, ou seja, a teoria dos 2 litros diários não é válida para todo mundo.

"O certo é beber a quantidade que seja capaz de manter o SEU estado de hidratação ao logo do dia e, sobretudo, durante a prática de atividade física". E não, sucos e refrigerantes não contam! Passar dias sem se hidratar apropriadamente com h2o pode resultar na queda do rendimento e do desempenho na corrida, por exemplo  e, pior: pode fazer com que você tenha câimbras e até mesmo desmaie durante o exercício.

"Para completar, a desidratação compromete a velocidade do raciocínio e da concentração, o que prejudica o rendimento no trabalho e no estudo", diz a nutri. Para saber qual é a quantidade de água necessária para o seu organismo, o ideal é consultar é consultar um(a) médico(a) para entrender o quanto de água e necessário para você dentro e fora dos treinos.

2. Por que não se deve pular refeições?

Se você tem o hábito de não tomar café da manhã, esquecer do lanche da tarde ou passar horas a fio sem se alimentar, atenção: isso pode prejudicar (e muito) a sua dieta. "Ao pular refeições, o nosso metabolismo logo, gasto energético fica desacelerado", explica Kerolyn.

"É como se um botão 'alerta de sobrevivência' fosse ativado e o nosso corpo passasse a funcionar de modo mais lento, a fim de poupar calorias". Ou seja, você acaba estocando mais calorias do que gastando elas e diminuindo números na balança. "Nosso metabolismo é inteligente e não conseguimos driblar sua esperteza - logo, achar que pular refeições emagrece é um engano grave", revela a nutricionista.

Outra consequência de escapar daquele lanchinho pré-treino? Perda de massa muscular.

3. Quem corre de manhã deve tomar café da manhã ou deve treinar em jejum?

"Cada caso é um caso", diz Kerolyn. Por se tratar de um tema muito específico depende não somente das individualidades da pessoa, mas também do plano elaborado pelo nutricionista, o ideal é descobrir o que funciona melhor para você com o seu profissional de saúde de confiança.

4. Quais os alimentos indicados para o pré-treino quando o objetivo é emagrecer?

"Isso depende muito do intervalo que temos entre a última refeição (pré-treino) e início do treino", explica.

"Uma dica simples e para ninguém errar na escolha: até 30 minutos antes da corrida, consumir sempre fontes de carboidrato de rápida digestão e absorção". Opte por alimentos como frutas, frutas secas, sucos de fruta naturais, torradas, pães, tapioca, mel, geléia, batata doce. Mas esteja sempre atenta às quantidades, pois cada corredora tem um biotipo, uma realidade e um objetivo. Na dúvida, consulte sempre um nutricionista!

5. E para o pós-treino?

Depois da corrida, o ideal para quem quer diminuir números na balança é combinar proteínas com carboidratos. "Recomendo uma ingestão mínima de carboidrato, assim como doses calculadas de proteína", diz Kerolyn.

"Em geral, prescrevemos para corredores uma proporção de 3:1 a 4:1 (carboidrato:proteína), dependendo do volume/duração/tipo do treino".

6. Por que algumas pessoas não conseguem emagrecer correndo? Quais os erros mais comuns?

Na maioria das vezes, conta Kerolyn, o perigo está nas refeições após treinos longos muitas pessoas acham que, por terem corrido maiores volumes, estão "no direito" de comer muito mais que o normal. "Lembrando que as nutricionistas nunca deixam recadinhos na dieta como: 'coma à vontade após seu treino longo, afinal, você merece!'", dispara.

"Esperamos que todos sigam a dieta. O volume dos treinos longos já é considerado no cálculo do gasto energérico semanal; logo, a dieta é calculada já considerando todas as calorias gastas nos SETE dias da semana. Se consumir a mais, já sabe, né?". Triste, mas pura verdade.

7. Quem corre à noite pode comer carboidrato no jantar?

Este é outro caso em que não há certo, nem errado. "Depende muito de cada pessoa", diz Kerolyn, afinal não há apenas uma fórmula para todo mundo. "O ideal é consultar com o seu nutricionista para saber o que se adapta melhor ao seu organismo e seus objetivos”.

8. Quando o objetivo é emagrecer, pode-se aumentar as quantidades de comida quando se começa um rotina de treinos?

Tudo depende de o quanto você corre e quantas vezes por semana, explica Kerolyn. "Isso porque o gasto energético é algo muito individual", o que inclui características da corrida e características físicas como peso, altura e idade. Mas, se você é iniciante no mundo da corrida e precisa perder alguns quilinhos, "a recomendação é alimentar-se normalmente, sem acréscimos de calorias".

9. O whey protein é indicado para todas as corredoras que querem emagrecer?

"Sim, com certeza", diz Kerolyn. O motivo? Além de potencializar o processo de recuperação muscular, o whey protein pode proporcionar melhores resultados e rendimentos nos treinos, a dica aqui é sempre ingeri-lo imediatamente após a corrida ou musculação. Mas cuidado para não exagerar: doses maiores do que as recomendadas podem acarretar em aumento de peso, portanto é sempre mais indicado consultar um nutricionista.

10. Além da alimentação equilibrada, quais outras dicas você dá para corredoras (iniciantes ou não) que querem emagrecer?

Uma palavra: musculação. "A corrida, assim qualquer outro esporte, exige uma preparação muscular prévia", diz Kerolyn. E não espere passar por uma lesão (e ficar meses parada) para descobrir que isto é importante!

"Quem corre ou pretende dar início aos treinos deve procurar um local capaz de dar suporte em preparação física para a corrida e em reeducação funcional. E claro, se inscrever em uma equipe de corrida".

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: vogue.globo