Blog

Qual a diferença entre o Treino de Força e Resistência?
Não existe receita na musculação, o que existe é disciplina, seja no treino como na alimentação, pois ambos são fatores principais para construir o corpo dos sonhos.
30 Junho 2021

Além disso, quem pratica musculação deve saber que não adianta se inspirar em x atleta, seguir o treino dele etc e tal, pois cada corpo possui um biotipo diferente e para cada necessidade uma forma correta de treino.

Os treinos de força, por exemplo, são usados por aqueles que desejam melhorar o equilíbrio, coordenação motora, agilidade, velocidade e demais atributos que requerem que o corpo gere força para executar.

Já o treino de resistência é voltado geralmente para atletas e praticantes de atividade física regular.
No entanto, as diferenças não são somente essas. Tanto o treino de força como o treino de resistência precisa ser executado de maneira correta, para assim os resultados serem efetivos.

Em vista disso, como este assunto é bastante questionado nas academias, vamos esclarecer as principais diferenças entre um treino de musculação focado na força e resistência.

Confira!

Quais os tipos de treino na musculação?

Na musculação existem inúmeras variáveis de treinos de acordo com os objetivos, como por exemplo: treino de força, treino de resistência, treino de hipertrofia, treino de reabilitação musculoesquelética e treino postural.

Pelo motivo do treino de força e resistência levantar mais duvidas entre os que fazem musculação, vamos abordar abaixo a diferença dos dois. Segue aí!

O que é um treino de força?

O treino de força como o próprio nome já diz visa o aumento de força, ou seja, neste treino o corpo vai solicitar um maior número de fibras musculares para vencer a resistência na qual ele impõe.

Quem pode realizar este treino?

Qualquer pessoa que deseja melhorar o equilíbrio, agilidade, velocidade, coordenação motora e potência pode realizar o treino de força, pois ele melhora a performance em qualquer esporte ou no dia a dia.

Como fazer um treino de força?

De acordo com a literatura, o treino de força tem referência de 1 a 6 repetições, usando 90 a 100% da carga máxima, com descanso de 3 a 5 minutos de uma série à outra.

A quantidade de repetições é justamente pela alta carga, então, se conseguir fazer mais sinal que a carga estava e precisa ser aumentada.

Além disso, como este treino é de alta intensidade ele durar de 2 a 4 semanas para que os músculos não fiquem cansados ou não tenha o tempo de recuperação necessária, correndo o risco de ter lesões.

Ainda, para obter resultados com o treino de forças é preciso ter uma alimentação regada de carboidratos, gorduras e proteínas de modo equilibrado, já que estes elementos são fundamentais à construção muscular.

Quais os resultados trazidos por este treino?

Os resultados não vão depender somente do treino, mas sim, da disciplina. Porém, os resultados são os seguintes: melhora do condicionamento físico, coordenação motora, ganho de velocidade e qualidade de vida.

O que é um treino de resistência?

Resistência é a capacidade do organismo em resistir à fadiga numa atividade motora prolongada se considerarmos por fadiga a diminuição transitória e reversível da capacidade de trabalho do indivíduo.

Sem contar, que a resistência se manifesta em diferentes formas, conforme a solicitação metabólica, o que varia de acordo com o tempo de duração e a intensidade do esforço realizado.

Quem pode realizar este treino?

O treino de intensidade é realizado por atletas e também podem ser feitos por praticantes de atividade física regular.

Como fazer um treino de resistência?

Ao contrário do treino de força, a carga a ser vencida no treino de resistência deve variar de 50 a 70% da força máxima.

As repetições devem ser de 15 para mais movimentos. Com relação ao tempo de descanso, deve ser de 30 segundos a 2 minutos, e o intervalo de um treino para o outro de no mínimo 24 horas.

Quais os resultados trazidos por este treino?

O treino de resistência geralmente é praticado por várias pessoas que frequentam a academia. Os resultados que ele proporciona são: aumento do metabolismo, melhora da saúde em geral, como a capacidade motora e conserva a massa muscular.

Conclusão final sobre os treinos!

O treino de força e o treino de resistência são extremamente eficazes e trazem inúmeros benefícios para quem os pratica.

Entretanto, a alimentação e o tempo dedicado farão a diferença no resultado de seus objetivos no treino.

A força e a resistência adquiridas são resultados da manipulação de inúmeras variáveis da elaboração de um programa específico de treinamento, na qual respeita a individualidade, variação e objetivo.

Apesar dos treinos serem intensos, principalmente o de força, existe várias formas de deixa-lo mais desafiador e motivador.

Vale ressaltar, que antes de realizar qualquer tipo de treino o indicado é conversar com um profissional capacitado de Educação Física para auxilia-lo melhor referente ao treino que deve executar, para assim os resultados serem mais sólidos.

“Entender a influência e importância de cada uma das variáveis agudas do programa na obtenção de um objetivo específico de treinamento é vital para criar ótimos estímulos de exercício”. (Kraemer,1983.)

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça uma de nossas lojas online parceiras! 
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!