Blog

Fitness e wellness: entenda a diferença
Felizmente, manter um estilo de vida mais saudável tem sido atualmente uma preocupação de muitas pessoas.
15 Abril 2019
Fitness e wellness: entenda a diferença

Contudo, nem sempre elas se informam o bastante para conseguir aliar suas atividades aos seus objetivos. Por exemplo, você sabe o que é fitness e wellness?

Entender a diferença entre esses dois termos é importante para que você faça melhores escolhas ao dedicar um tempo da sua rotina para cuidar de si mesmo. Afinal de contas, nada melhor do que atingir os resultados esperados, não é mesmo?

Pensando nisso, o post de hoje trata das diferenças entre esses dois conceitos para que você possa entender melhor sobre o assunto. Confira!

Quais as diferenças básicas entre fitness e wellness?

Fitness e wellness: entenda a diferença

Provavelmente você já ouviu falar do mundo fitness, que é conhecido há mais tempo e já invadiu os meios de comunicação, mas talvez ainda não saiba tanto sobre o termo wellness.

O primeiro está ligado à aptidão física da pessoa, ou seja, à sua capacidade de realizar determinada atividade física levando em consideração fatores como resistência, força, condicionamento, flexibilidade, composição corporal, entre outros.

Normalmente, as pessoas que se preocupam com isso buscam trabalhar esses pontos para que o seu desempenho seja cada vez melhor naquilo que fazem. Por exemplo, elas não correm simplesmente pela saúde e para manter o corpo em movimento, mas porque querem ser verdadeiras corredoras, potencializando seus resultados.

Enquanto isso, o wellness (como o próprio nome indica) está ligado ao bem-estar. Dessa forma, o exercício deve ser capaz de promover benefícios não só para o corpo como para a mente e todo o funcionamento do organismo. Nesse aspecto, outros fatores também são relevantes como o ambiente, a interação social, a harmonia etc.

E essa vertente tem sido mais comum do que a gente imagina. Com o crescimento da consciência de que manter uma atividade física regularmente é fundamental para a saúde, muitas pessoas estão buscando esse objetivo independentemente dos resultados estéticos ou da preocupação em melhorar sua capacidade física.

Para simplificar, pense: você é um competidor nato que deseja ser sempre o melhor naquilo que faz ou apenas quer levar um estilo de vida mais saudável e tranquilo? Isso pode ajudá-lo a saber se você é do tipo fitness ou wellness.

Que tipos de atividades são mais indicadas para cada caso?

Depois de entender melhor qual é sua linha de pensamento, é importante conhecer quais são as atividades mais indicadas para cada uma delas e quais cuidados você deve ter para conquistar seus objetivos.

Esse autoconhecimento é capaz de fazer toda a diferença para que você se mantenha motivado com a prática de exercícios físicos, que faz bem para a saúde de forma geral — seja qual for o seu estilo.

Quando você não encontra o grupo e o ambiente mais adequados, as chances de abandonar os treinos se tornam muito maiores. É o que acontece com uma pessoa ligada ao wellness que se inscreve em uma academia totalmente voltada para o mundo fitness.

Ao contrário, quem deseja levar seu desempenho ao extremo também precisa encontrar o caminho ideal para isso, com apoio e orientação para não se machucar. Então, separamos algumas dicas para que você possa se encontrar em alguma das duas direções.

Fitness

Fitness e wellness: entenda a diferença

Para ganhar massa muscular e aumentar ao máximo sua capacidade física você deve escolher um tipo de treino mais intenso, que exija um pouco mais do seu corpo e faça com que o seu rendimento melhore a cada dia.

Nesse sentido, a orientação de um profissional especializado no assunto é crucial para que o esforço não seja prejudicial. Ter essa cautela é imprescindível para evitar lesões musculares, ortopédicas ou qualquer outra complicação.

Veja a seguir algumas das modalidades mais comuns no mundo fitness:

  • musculação;
  • crossfit;
  • corrida;
  • lutas;
  • esportes em geral (vôlei, futebol, natação, ciclismo etc).

Wellness

Aqui, a busca pelo prazer e pelo bem-estar tende a ser mais importante do que a performance. Isso não impede que você também queira alcançar resultados como perder gordura, tonificar os músculos ou mesmo manter o equilíbrio do seu peso corporal.

Essas são consequências naturais e positivas, mas é diferente de quando o seu foco está na parte física. Por isso, é comum que as pessoas que acreditam no wellness procurem modalidades mais holísticas, como:

  • pilates;
  • yoga;
  • dança;
  • caminhada;
  • hidroginástica.

Por fim, é claro que essa divisão não é fixa e uma pessoa fitness pode fazer yoga, enquanto alguém que tenha o wellness como referência também pode praticar luta.

 

Tudo depende do objetivo de cada um — até porque, a yoga não é a atividade mais recomendada para quem quer ganhar muita massa muscular, por exemplo.

Fitness e wellness: entenda a diferença

É possível ser as duas coisas ao mesmo tempo?

Uma visão mais ampla dos conceitos de fitness e wellness deve compreender que um pode existir ao mesmo tempo que o outro. Talvez isso não seja tão recorrente entre a maioria das pessoas, mas não quer dizer que é impossível.

Aliar as duas coisas envolve encontrar prazer no universo fitness, sobretudo porque a prática do exercício físico libera hormônios que garantem a sensação de bem-estar. Portanto, ainda que você não tenha chegado nessa fase, insista mais um pouco até fazer disso um hábito saudável e prazeroso.

Pense em uma pessoa que acorda cedo para correr todos os dias e trabalha os seus limites para melhorar a sua performance. Se ela faz isso feliz e considera esse momento uma parte essencial do seu dia, possivelmente ela encontrou um equilíbrio entre os dois mundos.

É possível ainda intercalar momentos fitness e wellness, com treinos mais intensos e outros mais holísticos durante a rotina. Outro detalhe que não pode ser esquecido por aqueles que têm o desejo de conciliar as duas vertentes é saber que wellness não compreende apenas a atividade física.

A ideia é promover a qualidade de vida e o bem-estar como um todo, mantendo não só uma rotina de exercícios como uma alimentação equilibrada, eliminando maus hábitos (como o excesso de álcool, cigarro e outras drogas), cuidando da mente, entre outros.

Enfim, o mais importante é fazer com que a saúde seja sempre uma prioridade, seja qual for o estilo ou o tipo de exercício que você escolher. Se for para ser fitness ou wellness, que seja com saúde, concorda?

E aí, gostou de saber mais sobre as diferenças entre fitness e wellness? Para continuar acompanhando outras dicas e informações como esta, não deixe de seguir a nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram!

Fonte: Gympass