Blog

Funcional x Musculação: qual é o melhor para você?
Se você já quis sair do sedentarismo e praticar uma atividade física, é provável que tenha tido contato com as vantagens e desvantagens do funcional e da musculação.
28 Julho 2021

Esses são dois tipos de treinos muito populares, mas que oferecem resultados bastante distintos, então saber exatamente quais são as diferenças entre eles é importante para maximizar resultados.

Neste texto, falaremos sobre as principais diferenças entre funcional x musculação e ainda daremos dicas para que você faça a melhor escolha para sua rotina de exercícios. Vamos lá?

O que é a musculação?

A musculação é uma modalidade popular entre praticantes de atividades físicas. Ela consiste em levantamentos de peso com repetições diversas, tendo o intuito de gerar o crescimento de grupos específicos de músculos – processo chamado de hipertrofia.

Dentre os benefícios da musculação estão a redução do nível de gordura, fortalecimento da musculatura, melhoria na densidade óssea, aumento do condicionamento físico e mais.

Os exercícios são realizados individualmente e consistem em repetições com diversos tipos de peso, promovendo um desenvolvimento uniforme dos músculos de todo o corpo.

O que é funcional?

O treinamento funcional tem como principal objetivo utilizar os movimentos naturais do corpo para melhorar o condicionamento físico, o senso de equilíbrio e conferir mais flexibilidade aos praticantes. Por isso, em um treinamento funcional, são comuns atividades como correr, pular, empurrar objetos e outras atividades que podem ser encontradas no cotidiano.

Treinos funcionais também utilizam equipamentos, tais como bolas, cordas, elásticos de resistência, cones e hastes. Além de também trabalhar a musculatura, esse tipo de treino gera melhora no sistema cardiovascular e ajuda no emagrecimento e na definição de músculos.

Quando o funcional é a melhor opção?

O treinamento funcional é ótimo para pessoas que desejam melhorar o condicionamento físico de forma dinâmica, mas não desejam alcançar a hipertrofia. Isso acontece porque, mesmo que sejam aplicados exercícios de força, eles não são suficientes para gerar um desenvolvimento muscular maior do que o natural.

O funcional é uma boa opção para pessoas que querem melhorar suas funções espaciais e ganhar mais disposição no cotidiano. Esse também é um treino para aqueles que gostam de praticar exercícios em conjunto.

Quando a musculação é a melhor opção?

Para aqueles que desejam definir músculos com mais rapidez, a musculação é o exercício ideal. Esse também é um tipo de exercício para pessoas que gostam de praticar suas atividades individualmente e possuem bastante foco para realizar as repetições de maneira satisfatória.

O gasto calórico na musculação é menor, mas, quando combinado a atividades como a natação ou a corrida, esse tipo de exercício pode ser potencializado, facilitando a queima de calorias e gordura.

Funcional x musculação: posso combiná-los?

Existem muitos benefícios para atletas que combinam os treinos funcionais com a musculação, já que são modalidades que se completam.

Um dos principais benefícios do treino funcional para praticantes de musculação é a prevenção de lesões. Adquirindo mais consciência de movimento e senso de equilíbrio, o atleta é capaz de realizar sua série de exercícios de forma mais segura, melhorando as chances de que a hipertrofia seja alcançada.

Enquanto isso, a musculação dará mais força para o atleta funcional realizar os exercícios e otimizar os seus resultados de emagrecimento.

Quais os benefícios do Whey Protein para a musculação?

Atletas de musculação que desejam otimizar o ganho muscular podem contar com a ajuda de suplementos, como o Whey Protein. Ele ajuda a diminuir o cansaço, fazendo com que o treino renda mais, além de otimizar a reparação celular, o que previne lesões e diminui o tempo necessário para descanso entre treinos. Sua absorção é rápida, por isso ele pode ser consumido minutos antes da realização dos exercícios. Temos várias opções de proteínas que você pode conferir clicando aqui

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça uma de nossas lojas online parceiras! 
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: Corpo Ideal