Blog

Janela De Adaptação: A Janela Para A Evolução
04 Junho 2017
Janela De Adaptação: A Janela Para A Evolução

Você é uma dessas pessoas que treina a algum tempo e parou de obter resultados após os primeiros meses de treino? Existe uma explicação e solução para isso.

Hoje vou explicar um pouco sobre a Janela de Adaptação, um assunto técnico na educação física que explica a relação entre adaptação e estímulo.

Janela de Adaptação significa o quão adaptável ao exercício nosso organismo é, por exemplo: uma pessoa sedentária possui uma grande janela de adaptação, neste caso um estímulo X seria suficiente para gerar um resultado, uma adaptação.

Ao longo do tempo, conforme o organismo for se adaptando, este mesmo estímulo poderá não ser mais suficiente para gerar uma adaptação, ou seja, a Janela de Adaptação desta pessoa está diminuindo e este indivíduo está ficando menos adaptável. Neste caso um estímulo diferente deve ser lançado (Y) para que haja um resultado relevante. Do contrário encontra-se um estagnar no organismo ou até uma regressão.

Conforme você se aprimora, seu estímulo deve evoluir proporcionalmente. Se este estímulo não atingir um limiar não haverá adaptação. E se for maior do que o necessário podemos estar tratando em curto prazo de uma lesão e afastamento dos treinamentos.

A mudança de estímulo não está relacionada apenas com aumentos de cargas ou repetições, mas sim com todas variáveis e princípios básicos de treinamento que envolvem conhecimento técnico/prático e muito estudo. Então aqui deixo registrado um dos princípios básicos do treinamento para você lembrar para sempre: individualidade biológica.

Não pense que o treino de um blog qualquer será ideal para você somente porque você deseja aquele resultado prometido. Existem padrões, mas eles são pensados especificamente para você quando tratamos de profissionais sérios.

Você treina sozinho?

Nunca é tarde para mudar.
Invista em um verdadeiro plano de saúde, que é a prática de exercícios físicos orientados. Os planos de saúde como chamamos hoje em dia são utilizados quando não estamos saudáveis ou desconfiamos disso. Logo, estão mais para planos de doença.

Agora você se pergunta:
Se estou treinando com profissionais sérios, que seguem os princípios básicos do treinamento e evoluem meus estímulos conforme minha Janela de Adaptação vai diminuindo, nunca irei parar de evoluir?

Também não é bem assim quando tratamos de treinamento.
Sempre existirão aspectos a melhorar dentro das capacidades e habilidades físicas, mas dentro de cada uma delas existe um platô, um limite onde a partir deste ponto acontece apenas uma manutenção. Cada ponto do platô difere de pessoa para pessoa.
Talvez com a utilização de suplementos ou outras coisas, você consiga ultrapassar este platô natural, mas quando parar de utilizar você vai voltar para ele.
Se optar por isso aconselho sempre buscar um profissional da área, pois, por acaso, o princípio da individualidade biológica também se enquadra aqui.
Então lembre-se: treine consciente, não existe milagre apesar de muitas pessoas estarem prometendo isso e fazendo seus alunos alcançarem seus objetivos de maneira nada saudável e segura. Respeite sua individualidade biológica que com paciência e esforço você chega lá.
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre treino, converse com seu instrutor e entenda seu treino de uma forma bem mais consciente.

Giulia Festugatto
Professora de Educação Física