Blog

Mesomorfo: o que é, características e dieta
20 Junho 2022

Mesomorfo é um dos tipos de biotipo corporal, que representa o padrão de corpo em que a pessoa normalmente é mais magra, tem mais músculos, membros superiores mais desenvolvidos e menor percentual de gordura.

As pessoas com biotipo corporal mesomorfo também possuem o metabolismo mais acelerado e têm mais facilidade para manter e ganhar massa muscular.

Apesar de não precisar seguir dietas restritivas para perder peso ou ganhar massa muscular, as pessoas mesomorfas também podem ganhar gordura corporal, sendo importante manter uma dieta equilibrada, priorizando gorduras saudáveis, frutas e vegetais frescos, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras.

                                                  
Características do mesomorfo

Algumas das características físicas das pessoas que possuem o biotipo mesomorfo são:


Corpo mais musculoso;
Membros superiores mais desenvolvidos;
Corpo mais magro;
As mulheres normalmente têm o corpo mais atlético e cintura mais fina.
Além disso, pessoas com o biotipo mesomorfo têm maior facilidade para manter e ganhar massa muscular, possuem o metabolismo mais acelerado, menor percentual de gordura e maior facilidade para emagrecer. Veja como identificar o seu biotipo corporal.

Como deve ser a dieta

Para manter a massa muscular e evitar o ganho de gordura corporal, a dieta da pessoa mesomorfa deve ser balanceada, priorizando proteínas magras, frutas e vegetais frescos, cereais integrais, gorduras saudáveis, leguminosas e tubérculos. 

É recomendado fazer de 5 a 6 refeições por dia, contendo de 0,8 a 1,2 g/Kg de peso corporal de proteína por dia, limitando a ingestão de gorduras no máximo em 30% e de carboidratos no máximo em 50% do valor calórico total da dieta.

Além disso, para manter ou ganhar massa muscular é importante também ter boas noites de sono, praticar atividade física regularmente e beber o mínimo de 1,5 litros de água por dia.

O que evitar

Para manter o percentual de massa muscular e evitar o ganho de gordura corporal, é importante que a pessoa com o biotipo mesomorfo evite alguns tipos de alimentos, como:

Alimentos com alto teor de gordura, como frituras, margarina, pizza, bacon, salgadinhos e hambúrguer;

Embutidos, como salsicha, linguiça, lombo, presunto, mortadela e salame;

Alimentos ricos em açúcar, como, sorvete, bolos, geleias, balas, chocolate e biscoitos;

Cereais refinados, como arroz branco, pão branco, macarrão branco;

Alimentos industrializados, como biscoitos de pacote, macarrão instantâneo, refrigerantes, molhos e temperos prontos e comidas do tipo fast food.

É importante também evitar consumir bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho ou espumante, pois estas bebidas contêm muitas calorias, favorecendo o ganho de gordura corporal. Além disso, a ingestão de bebidas alcoólicas pode diminuir a testosterona, um hormônio que ajuda no ganho de massa muscular.

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: tuasaude