Blog

O que é Testosterona, para que serve, como e porque tomar
A testosterona é um hormônio encontrado tanto no homem quanto na mulher, porém, em maiores quantidades no corpo masculino.
19 Novembro 2018
O que é Testosterona, para que serve, como e porque tomar

Para os homens, a testosterona é o principal hormônio, enquanto que para as mulheres é coadjuvante para a formação de toda estrutura hormonal, em ambos os casos existem níveis ideais da dosagem no organismo.

No contexto social, a testosterona é o adjetivo de masculinidade, ou seja, é o símbolo inerente aos homens, enquanto que mulheres, com níveis altos são consideradas “masculinizadas”.

O que de fato é relevante, não diz respeito a ser “mais macho”, ou “mais musculoso”, tão pouco a mulher desejar ficar mais forte, mas sim, do quanto esse hormônio influencia na vida de homens e mulheres, sendo que níveis muito baixos, ou muito altos, geram uma série de consequências, as vezes sérias.

Para que serve a testosterona?

 Para entender melhor as diferenças da presença desse hormônio no corpo masculino e feminino, ele existe em níveis que podem variar e 240-295 ng/dl no corpo do homem e nas mulheres os níveis são de 8-60 ng/dl.

Que fique bem claro que a testosterona não é considerada o principal hormônio do corpo masculino a toa!

Essa substância trabalha mais especificamente no desenvolvimento dos tecidos dos órgãos reprodutores, como a próstata e os testículos, além de atuar também no surgimento de características sexuais consideradas secundárias, como por exemplo: desenvolvimento de massa óssea e muscular; surgimento de pelos pelo corpo; crescimento dos órgãos sexuais.

Como-aumentar-a-testosterona

A testosterona também atua no comportamento masculino psicológico, emocional, não sendo só o hormônio responsável pelo desejo sexual, mas também pelas características de comportamento em sociedade de todos os homens.

Todos esses motivos justificam a suplementação, caso os níveis estejam abaixo do ideal, tanto para homens como para mulheres.

Porque controlar os níveis de testosterona é tão importante?

 Como já mencionamos anteriormente, quando falamos em testosterona, não podemos nos ater apenas sobre a importância do hormônio para o sexo masculino, mas sim da relevância global, ou seja, para homens e mulheres.

Existem muitos outros benefícios quando este hormônio é encontrado em níveis equilibrados dentro do nosso organismo, como por exemplo:

Controle do stress: De forma alguma a testosterona é capaz de tornar as pessoas mais agressivas, muito pelo contrário. Já está mais do que comprovado em pesquisas que a testosterona atua eliminando a sensação de stress.

Isso acontece por causa da sua associação com o hormônio cortisol, que também atua entre outras coisas, inibindo os danos do stress.

Os níveis desses dois hormônios são inversamente proporcionais quando equilibrados no organismo.

Melhora na forma física: Ajuda a manter a estética física do corpo. Em estudos mais recentes em relação à ação da testosterona no corpo de praticantes assíduos de exercícios físicos, se encontrado em níveis equilibrados pode influenciar na queima de calorias de forma direta, tornando o processo muito mais facilitado.

Aumento do apetite sexual: Nos homens, o desejo sexual depende da testosterona. O aumento dos níveis desse hormônio vai aumentar o desejo sexual proporcionalmente.

Força: Esse hormônio vai conseguir fortalecer a sua massa óssea, e o crescimento da sua massa muscular, te deixando mais forte e resistente.

Baixa testosterona no organismo

 Os baixos níveis de testosterona no corpo podem ser influenciados pelos hábitos alimentares, doenças e até mesmo pelo envelhecimento. Já as taxas altas só podem ser causadas pelo uso de anabolizantes.

O importante é salientar que nosso corpo pode naturalmente começar a produzir testosterona em níveis mais altos, desde que se siga uma série de procedimentos em prol da saúde.

Já que vimos quais são os principais benefícios dos níveis equilibrados do hormônio, vamos analisar os sintomas do desequilíbrio:

  • Gordura corporal aumentada;
  • Redução de massa muscular, resistência e força;
  • Distúrbios do sono;
  • Diminuição da fertilidade;
  • Cansaço corporal e falta de disposição;
  • Grandes riscos de diabetes;
  • Depressão;
  • Articulações frágeis;
  • Acne;
  • Alto nível de stress;
  • Impotência sexual;
  • Atrofia dos testículos.

Além disso, a baixa testosterona em mulheres e homens influencia na falta de interesse sexual.

Como aumentar a testosterona no organismo

 Inicialmente saiba que uma dieta balanceada e exercícios em alta intensidade são capazes de aumentar a produção de testosterona no organismo de forma natural, alguns grupos de alimentos são agentes para melhora dos níveis no organismo, como:

  • Alimentos ricos em zinco: feijão, queijo, peru, iogurte, arroz integral.
  • Vegetais crucíferos: repolho, couve de Bruxelas, rabanete, Couve chinesa, folhas de mostarda, agrião.
  • Gordura boa: Abacate, azeite, linhaça, açaí.

Outra alternativa natural é dar mais importância para exercícios compostos e de alta intensidade. Você pode criar uma série que envolva supino reto, agachamento, levantamento terra e corrida ou salto com corda.

Esse tipo de atividade física vai exigir um grupo muito mais abrangente de músculos, o que eleva o estresse metabólico, que por consequência vai liberar uma quantidade maior de testosterona.

Porém, os suplementos a base de testosterona são usados para melhorar a performance das pessoas que enfrentam a carência do hormônio no organismo, e que são extremamente beneficiadas com a inclusão de gradual desses suplementos, principalmente pelo aumento geral da disposição.