Blog

O que emagrece mais: Musculação ou Exercícios Aeróbicos?
Quando o assunto é emagrecer, esta dúvida é bem comum, mas antes de responder essa pergunta é preciso que você tenha em mente que, para ter sucesso no emagrecimento, 80% é estratégica de alimentação, e apenas 20% é exercício físico.
02 Maio 2022

Muita gente acha que só correr na esteira ou fazer outro tipo de exercício aeróbio é o suficiente para emagrecer.

O motivo dessa crença é que sempre é ensinado que os exercícios aeróbicos de intensidade baixa ou moderada é o ideal para emagrecimento, pois utiliza a gordura como fonte de energia. Será??



O que funciona melhor para emagrecer mais?


O ideal é tirar proveito dos dois treinos: a musculação e os exercícios aeróbicos, porque os benefícios vão além de emagrecer. Os exercícios aeróbicos, por exemplo, melhoram o condicionamento cardiorrespiratório, dando mais fôlego e resistência para a corrida e outras atividades.

A musculação também tem um papel importante no processo de emagrecimento. Com ela, aumentamos a massa magra, ajudando no processo de hipertrofia que consome mais energia para sua manutenção. Ou seja, você queima mais calorias para isso.

Sem falar que o corpo continua gastando energia horas após o treino para se recuperar dos estímulos causados pelo exercício. “Treinos de fortalecimento como a musculação previnem e evitam lesões, principalmente em treinos aeróbicos intensos e de alto impacto, ressalta especialistas. Tanto no treino aeróbico, quanto no de musculação, o que faz a diferença no resultado é a intensidade aplicada ao exercício. “

Suplementos que auxiliam essa prevenção e regeneração:

VIT C + ZINCO + VIT D3
ÔMEGA 3
COLÁGENO HIDROLISADO

Um treino de musculação bem orientado e na intensidade correta pode ser mais intenso e até provocar um gasto calórico maior que um exercício aeróbico.


Musculação e a perda de gordura


Uma estratégia bem elaborada leva em consideração não só o gasto enérgico proporcionado pela atividade física durante a sua realização, e sim durante as 24 horas do dia, e é aí que a musculação se mostra mais eficiente do que os exercícios aeróbicos na perda de gordura.

Para você ter uma ideia, após a atividade aeróbica seu corpo continua queimando calorias por até uma hora. Porém, após um bom treino de musculação, você queima calorias por até 15 horas! É por isso que a musculação emagrece mais que os exercícios aeróbicos. Há suplementos como a CREATINE MONOHYDRATE que contribuem com a queima acelerada!

A musculação emagrece porque promove o desenvolvimento da massa muscular. Os músculos são os tecidos mais metabolicamente ativos do organismo e estão envolvidos em muitas das nossas atividades do dia a dia, o que significa que, quanto mais massa muscular você tiver, maior será o gasto energético para a sua manutenção.

Muitas pessoas acham que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois não conseguem enxerga-lo na balança. Porém, é importante, esclarecer que quando falamos de emagrecimento, estamos nos referindo à diminuição da gordura corporal, e não a perda de peso.

A musculação é eficiente nesse processo por aumentar a massa magra, acelerando o metabolismo e, consequentemente, potencializando a queima de gorduras, principalmente em repouso. Então o que é melhor: gastar calorias só durante uma horinha de treino, ou nas outras 23 horas, enquanto trabalhamos, estudamos e descansamos? Sem dúvidas, a segunda opção.

Além do mais, o que você prefere: emagrecer e ficar com um corpo fraco e flácido, ou emagrecer com um corpo mais bonito e saudável? A escolha é sua!



Exercícios aeróbicos x Musculação



E quanto aos exercícios aeróbicos, devemos parar de praticá-los? Nada disso! O fato da musculação ser mais eficiente que o exercício aeróbico no emagrecimento não significa que eles são dispensáveis.

O exercício aeróbico melhora a saúde cardiorrespiratória, ajuda a mobilizar a gordura como fonte de energia e a alcançarmos maiores intensidades durante os treinos de musculação, por isso são excelentes aliados no processo de emagrecimento saudável.

Não importa se você faz musculação ou exercícios aeróbicos para emagrecer, o importante é se mexer, gastar calorias. Entenda que para emagrecer é preciso combinar musculação e treinos aeróbicos!! Sem esquecer, claro, das estratégias nutricionais voltadas para esse objetivo.



Dica de Treino



Uma boa opção seriam os treinos de alta intensidade (HIIT) que combinam aeróbio e fortalecimento. São curtos e eficazes, pois levam o corpo ao limite, aceleram o metabolismo e queimam muitas calorias durante e depois do exercício. Porém, exigem cuidado do praticante.

É interessante o uso de suplementos que possuam cafeína como:
BURN ABDOMEN
THERMO ACTIVE

Precisa respeitar o que chamamos de interdependência. Se o volume do treino for alto, a carga deve ser moderada ou baixa e vice-versa. A intensidade do treino é determinada ou pelo volume ou pela carga, nunca os dois juntos. Isso é válido tanto para exercícios aeróbicos, quanto para musculação.

Mas fique atento: qualquer treinamento deve ser feito sob a orientação de profissionais capacitados para te ajudarem a alcançar seus objetivos.

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: w7academia