Blog

Panturrilhas: Como Treinar?
26 Abril 2017
Panturrilhas: Como Treinar?

É um fato, os treinos de musculação femininos por vezes não incluem esses músculos, pois muitas mulheres pensam que não constituem uma área problemática.

No entanto, um bom par de panturrilhas ajuda a equilibrar a aparência das pernas, fazendo com que a coxa pareça menor. Além disso, proporcionam uma sensação de força e estabilidade nas pernas de uma mulher que pode ser muito interessante!

Sendo assim, esses músculos precisam ser trabalhados com bastante frequência, pois são muito solicitados nas atividades diárias e possuem uma recuperação muito rápida.

Vejamos alguns exemplos dos melhores exercícios:


Panturrilha vertical ou em pé (pode ser feito com barra ou em aparelho, por exemplo)


Flexão plantar de um pé com haltere

Panturrilha sentada

Panturrilha no legpress
Algumas dicas:


As panturrilhas precisam ser trabalhadas como qualquer outro grupo muscular, ou seja, com bastante peso, se você quer obter ganhos de massa. O ideal é escolher 3 a 4 exercícios, que serão realizados com intensidade máxima.

Escolha pelo menos 1-2 movimentos em pé e pelo menos um movimento sentada para atingir todos os músculos da panturrilha. Procure também fazer 4-6 séries tal como faria para um grupo muscular maior.

Para melhor isolar os músculos da panturrilha, garanta que você está realizando uma amplitude máxima de movimento,ou seja, dirigindo os calcanhares para baixo sobre a descida, e levantando-se no seu pé tão alto quanto você pode durante a contração. Mantenha os joelhos em uma posição fixa, ligeiramente curvados, para tirar o foco das pernas e colocá-lo apenas nos músculos da panturrilha.

Pense sobre isso: as panturrilhas são facilmente acostumadas a levantar o peso corporal de forma habitual em cada dia, por isso levantar duas vezes o seu peso corporal não é muita resistência. Elas são usadas para caminhar, correr e saltar ao redor em todos os movimentos do dia, então se trabalham em vários ângulos também.



Quanto ao número de repetições, é algo que gera alguma controvérsia, pois existem teorias variadas. Uma das teorias adotadas é tentar fazer muitas repetições nos exercícios em que você se encontra sentada, e poucas repetições nos exercícios em pé, o que implica usar uma carga ou peso considerável para criar dificuldade.

De qualquer modo, se você quer saber como treinar bem estes músculos, e uma vez que a obtenção de resultados também depende das suas caraterísticas físicas e mesmo da sua genética, então procure aconselhamento do seu personal trainer ou professor de musculação para saber o que é melhor para você!

Bons treinos!