Blog

Três passos para dar inicio a Reeducação Alimentar
Vou explicar através de três breves fases um relato da minha experiência com o processo de reeducação alimentar, e claro, como a psicologia atuou com papel fundamental nesse processo.
17 Novembro 2021

Para iniciar, o primeiro passo é saber que nossa história de vida e a nossa genética nos diferenciam de todas as outras pessoas. Não adianta eu querer chegar em um percentual de gordura de 15% rapidamente se passei a minha vida todinha comendo besteira. “Ah mas fulana conseguiu”… Muitas vezes essa pessoa nunca se alimentou como você, fez atividade física desde jovem, começou mais cedo a se cuidar, selecionar os alimentos mais nutritivos, e nunca teve gorduras concentradas, ou seja, mais fácil de serem quebradas. Além disso, a questão genética e o metabolismo de cada um interfere no resultado.

Então, o segundo passo é tomar consciência de que o caminho para a reeducação alimentar não é curto, e que você vai conseguir conquistar a melhor versão do seu corpo aos poucos. Sinceramente essa foi uma das fases mais difíceis para mim, me conscientizar de que as minhas gorduras eram um acúmulo de alimentação errada desde que me entendo por gente. Não seria do dia para a noite que tudo se resolveria. Era preciso paciência, persistência, coragem e determinação.

Feito isso, no terceiro passo você precisa entender que não prego por uma dieta, e sim por uma reeducação alimentar, por alimentos saudáveis, por escolhas melhores, pela substituição de alimentos ruins e prejudiciais. Eu não comecei já cortando todos os industrializados. Para mim foi difícil, foi lento, foi sacrificante. Pouco a pouco fui adquirindo autocontrole sobre a minha gula. Demorei a entender que o light nem sempre é saudável, que o integral nem sempre vai me ajudar.

O que quero passar aqui é que, quem está com intenção ou já está começando a mudar sua alimentação, tenha em mente que é preciso ir aos poucos, no seu tempo. É preciso ir abrindo mão do que não nos beneficia, e aos poucos entender que o espinafre traz bem mais benefícios que o sorvete. Existem alimentos que curam, que nos fazem sentir e nos tornar pessoas melhores, basta buscar e consumir de maneira correta.

Em um certo momento você se da conta que a sua pele melhora, o seu cabelo, o seu corpo, o seu humor, o seu sono, a sua disposição, tudo está nos eixos. Todos os esforços não serão em vão, tudo será recompensado, e assim vai sentir prazer em comer o espinafre (ou apenas o prazer em se alimentar bem). A gente passa a sentir isso!

Você pode condicionar a sua mente da maneira que quiser. E sim, ela sempre irá se adaptar ao que você estiver disposto a fazer. Assuma o controle de sua vida. Reeduque a sua alimentação e fuja do sedentarismo. Você é capaz!

O processo de Reeducação Alimentar não é fácil, mas com certeza vale muito a pena!

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!
Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras! 
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!