Blog

Quanto tempo demora para ver resultados na musculação ?
Saber quanto tempo demora para ver resultados na musculação é importante para criar metas saudáveis que farão você se manter animado para continuar em busca do seu objetivo.
16 Dezembro 2019

Para ter uma expectativa realista de quanto tempo demora para ver resultados na musculação, no que tange construir músculos, veremos um modelo criado por Alan Aragon que ilustra o máximo que podemos ganhar de massa muscular por mês.

De acordo com ele, que é um dos maiores nomes da nutrição esportiva e já ajudou milhares de pessoas, um iniciante, treinando e fazendo dieta, poderá ganhar 500g a 1kg de massa muscular por mês no primeiro ano de treino.

São 6 a 12 quilos no primeiro ano.

Com estes dados em mente, é preciso fazer uma checagem de realidade.

Se você acha isso pouco e esperava mais, é melhor ir se acostumando com a ideia de que será muito improvável ganhar mais do que isso.

Se você acha isso muito e está longe de conseguir ganhar até mesmo 500g por mês, é recomendado reavaliar treino e dieta.

Para poupar seu tempo, comece pela dieta que em 99% dos casos é o culpada.

Iniciantes demoram a entender que o treino pesado é a parte fácil e que somente através da alimentação correta seu corpo terá os nutrientes que precisa para, de fato, se recuperar e crescer.

Portanto considere essa estimativa de 6 a 12 quilos quando você estiver treinando pesado e se alimentando de acordo.

Saindo da fase de iniciante e entrando na fase de intermediário

Infelizmente, não é possível manter uma taxa constante de crescimento muscular.

Após o primeiro ano de treino (treino de verdade e com dieta), depois de “esgotar” os ganhos de iniciante que serão muito rápidos, os ganhos ficarão lentos.

Isto é um pouco óbvio.

Já pensou se fosse possível ganhar cerca de 10kg por ano ?

Em alguns anos você teria ultrapassado Arnold, Ronnie Coleman e estaria maior que os maiores fisiculturistas de todos os tempos.

Bem, não é preciso forçar muito a cabeça pra saber que isso é irreal.

A partir do segundo ano de treino, as melhores estimativas mostram que podemos ganhar cerca de 4 a 5 quilos.

O que também é muito bom.

Se você vem treinando corretamente desde o começo, no final do segundo ano você estaria com um corpo totalmente diferente.

Entrando na fase avançada

Com dois anos de treino pesado e entrando no terceiro ano, agora você já deverá possuir uma base sólida de força e massa muscular.

Enquanto isso é ótimo em termos de estética (pois você provavelmente já terá um corpo acima da maioria), os ganhos ficarão ainda mais lentos.

A partir daqui podemos nos sentir otimistas se ganharmos 1kg de massa muscular a cada 4-6 meses.

Como você pode ver, quanto mais evoluímos, mais difícil é continuar evoluindo.

Por que isso acontece ?

Limite natural

Todos nós possuímos uma habilidade limitada para adquirir e manter massa muscular.

Fatores como idade, sensibilidade a insulina, nível de hormônios anabólicos como testosterona, saúde em geral, níveis de estresse, etc, poderão influenciar nisso.

Pegue a testosterona por exemplo.

Testosterona é o principal hormônio envolvido no estímulo da síntese de proteína (construção de proteínas) e ajuda outros hormônios, como IGF-1, agirem diretamente no local onde há crescimento muscular.

Chegará um momento onde sua testosterona já está “agindo” em seu máximo e você já extraiu tudo o que podia com os seus níveis naturais deste hormônio.

Assim como outros processos do organismo também chegarão em um ponto onde não há mais como contribuir para construir massa muscular.

Basicamente, é isso que chamamos de limite natural.

Enquanto cada pessoa possui um limite natural diferente, ele definitivamente existe e não é possível continuar construindo massa muscular indefinidamente.

É por isso também que fica cada vez mais difícil ver evolução no físico, pois estamos cada vez mais próximos de extrair o máximo que o nosso corpo pode.

Não há nada perigoso nisso, fique tranquilo.

Mas é bom para construir metas realistas e não pensar que daqui 20 anos você estará do tamanho do Arnold, naturalmente.

Palavras finais

  • O primeiro ano sério de treino é o que poderá trazer mais ganhos em termos de hipertrofia muscular;
  • A partir do segundo ano, é possível esperar, com sorte, metade dos ganhos;
  • A partir do terceiro, as coisas ficam ainda mais difíceis.

Tente entender que dentro de três anos, é possível construir um físico incrível naturalmente.

Além disso, cada pessoa possui uma genética única o que pode fazer com que você tenha mais ou menos ganhos.

Mas em todos os casos definitivamente é possível construir um físico totalmente diferente do seu atual nessa faixa de tempo.

Caso você já esteve treinando há meses ou até anos, sem atingir resultados semelhantes, é preciso ter em mente que estas estimativas são criadas a partir do momento que o indivíduo começa a treinar e se alimentar da maneira correta.

Por exemplo: você pode estar treinando há dois anos e está muito longe de atingir ganhos parecidos com o que o texto fala que você deveria estar tendo no primeiro ano.

Contudo você não pode esperar esses ganhos se você está treinando e/ou comendo errado.

Além disso, você não pode esperar acertar absolutamente tudo logo de cara.

Muitas pessoas vão demorar um ano para conseguir criar o hábito de treinar com regularidade, da forma correta e ainda mudar seus costumes alimentares.

Portanto não desanime por não estar tendo ganhos da forma que gostaria.

Construir massa muscular é um processo lento (mais lento do que eu gostaria de admitir). - Veja aqui porque você não consegue ganhar massa muscular 

Mas a partir do momento que você criar uma paixão pelo processo e não pelo resultado final, você estará feliz diariamente e isso vai aumentar cada vez mais conforme o progresso aparece.

Espero que este guia tenha lhe ajudado a esclarecer sem extremismos quanto tempo demora para vermos ganhos na musculação.


Quer saber mais? Não deixe de ler nossos outros blogs e acompanhar os novos toda semana! 
E vem seguir a gente no instagram
Eu e todo o #teambodynutry também estamos por aqui e se precisar, conte com a gente!

Fonte: Hipertrofia