Blog

Regras para Tomar o Whey Protein
22 Setembro 2017
Regras para Tomar o Whey Protein

Os suplementos alimentares fazem parte da dieta da grande maioria que optou por ganhar músculos através dos aparelhos das academias. É muito comum ver pessoas tomando o whey protein depois de uma atividade física intensa. Mas é preciso ficar atento a marca que você consome, pois recentemente a Anvisa proibiu mais de 20 marcas desse suplemento porque as informações contidas nos rótulos não batiam com a real composição do produto. A grande adesão do whey é por causa da forma prática que se encontra em obter grande quantidade de proteína, essencial para regenerar a fibra muscular após o exercício intenso.

Os resultados são rápidos. Com poucas semanas já é possível ver a diferença, principalmente se você usa uma fita métrica para acompanhar o seu desempenho todos os dias. O suplemento, de alto valor biológico, é constituído basicamente de uma proteína, a caseína, extraída do soro do leite, mas também encontra-se na sua fórmula carboidratos e gorduras em porções mínimas. As moléculas dessas proteínas são muito pequenas, aumentando a velocidade da sua absorção. Por isso ela deve ser consumida logo após o treino para que o organismo tenha a seu dispor grande quantidade de proteína para começar o processo de reestruturação da fibra muscular e criar a tão desejada hipertrofia.

O processo da hipertrofia


Você sabe de que maneira o músculo cresce? Muitos acreditam que ocorre apenas um inchaço muscular, o que está completamente errado. Quando utilizamos os nossos músculos para fazer trabalhos muito intensos, como na musculação, em certo momento, a exigência de força é muito grande pra ele e começam a acontecer pequenos rompimentos das fibras musculares chamados de microlesões. Como tudo num organismo saudável, a tendência é ocorrer uma regeneração da fibra, ou seja, um processo de cicatrização. Assim, novas fibras começam a se formar em cima do lugar lesionado com o intuito de unir as partes separadas. Essa nova formação de fibras é que causa o efeito da hipertrofia muscular que tanto se deseja. Por isso a frase tão famosa: “no pain, no gain”, traduzindo, “sem dor, não há ganho”.

Precisamos de suplementos?


Para quem vai para a academia todos os dias e toma o seu whey sempre que chega em casa, essa pergunta parece ridícula. Mas, ainda não há um consenso formado entre os cientistas de que o suplemento é realmente necessário. A maioria dos profissionais de saúde defende que o melhor é adquirir esse nutriente diretamente da alimentação, mas com a vida corrida que temos hoje, é quase impossível considerar todos os detalhes de uma boa alimentação.

Por exemplo, nós precisamos, normalmente, 1 a 1,2 gramas de proteína para cada quilo. Para quem deseja aumentar a massa muscular, o ideal é consumir cerca de 1, 2 a 1,4 gramas por quilo. Aí você me pergunta como medir isso? Seria necessário você ter uma balança na sua casa para ter a certeza de que está consumindo a quantidade certa de cada nutriente por dia. Dois filés de frango grelhados por dia seriam o suficiente para satisfazer essa necessidade. Para alguns, isso pode parecer uma verdadeira chatice, mas fechar os olhos para esse detalhe faz toda a diferença se você realmente quiser ver resultados rápidos e satisfatórios.

Porque tomar Whey Protein

Se apenas com a alimentação nossas necessidades diárias são satisfeitas, porque tomar suplementos? Segundo alguns cientistas, ingerir proteína de maneira fracionada durante o dia não é a melhor maneira de absorver esse nutriente no caso dos praticantes de musculação. Quando chegamos da academia, o ideal é que tenha uma grande oferta de proteína imediata para o músculo. Se, ao invés do suplemento, formos ingerir carne, a disponibilidade do nutriente vai demorar para acontecer e o processo de regeneração da fibra muscular pode não ser tão eficiente quanto o desejado. O ideal é ingerir porções de, no máximo, 20 a 30 gramas de proteínas por vez, além dessa quantidade o corpo não utiliza e pode provocar cálculo nos rins.

Fonte: Malhar Bem