Blog

Saiba o poder de cura presente no exame de toque retal
Você conhece o câncer de próstata? Saiba como a prevenção vem evoluindo dia após dia na cura de muitos homens!
24 Novembro 2020

Créditos de imagem: Blog Sólides 

Por Letícia Bonareti Lorette

Tempo de leitura: 8 minutos e 30 segundos 

O que você vai ler:
-O que é a Campanha Novembro Azul?
-Câncer de Próstata;
-Sintomas;
-Exames;
-Fatores de risco.

   De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aproximadamente 5.840 novos casos de câncer de próstata irão surgir no Brasil em 2021, correspondente a 62,95 casos por 100 mil homens. A estimativa choca ainda mais, a cada 9 homens 1 desenvolverá o tumor ao longo da vida, alcançando o posto de segunda maior doença causadora de mortes entre o sexo masculino no mundo todo.

   A solução para esse quadro assustador é o exame de toque retal, responsável pela detecção em estágio inicial, quando os sintomas ainda não apareceram. Mas então, porque cerca de 2/3 dos brasileiros se recusam a passar pelo procedimento? Provavelmente devido a mistificação que o ronda. Novembro é o mês de incentivo a prevenção, e por isso estamos aqui.

O que é a campanha Novembro Azul?

  É uma campanha mundial, realizada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que ocorre anualmente em novembro. Foca em conscientizar homens sobre a importância de um diagnóstico precoce de câncer de próstata, também visa acabar com o tabu que ronda os exames.

Câncer de Próstata

  É um tumor que surge na região da próstata, localizada entre a bexiga e a genital masculina. Em geral, é considerado raro antes dos 40, sendo 6 em cada 10 casos em homens a partir dos 65 anos.

  As células cancerígenas se multiplicam com rapidez, em um tumor avançado existem grandes chances de alcançar outros tecidos, atingindo órgãos e a corrente sanguínea. Por isso o diagnóstico precoce é tão importante.

Sintomas

Fase inicial

  No início, os sintomas não são evidentes, podendo ser confundidos com uma retenção urinária crônica.

Fase avançada

  Nesta etapa, a doença já pode ter se espalhado pelo corpo, gerando sintomas em diferentes órgãos. Quando ocorre o crescimento da loco-regional, os ureteres são invadidos, causando o bloqueio dos rins.

Exames

  Devem ser realizados em homens de 40 anos com fatores de risco, e a partir dos 50 para o restante. Para total eficiência é necessário realizar o exame de toque retal juntamente com a dosagem de uma proteína do sangue (PSA).

  O primeiro pode identificar um nódulo, rigidez e inflamação na região. Devido ao toque, muitos homens evitam realizar o protocolo, justificando criação familiar, desconforto, vergonha e medo da dor. O exame é rápido durando no máximo 10 segundos, é indolor e não causa danos futuros à saúde, além de ser o método mais efetivo para a identificação de fissuras anais, hemorroidas, Prostatite e Hiperplasia. Estimasse que 70% a 98% dos pacientes vem alcançando a cura devido ao exame de toque.

  O segundo método analisa a quantidade de PSA no sangue, porém a substância aumenta naturalmente com o envelhecimento, não possuindo garantia de detecção. 75% a 80% dos homens com valor alto não possuem a doença.

  Os dois são complementares, e servem para detectar alguma anomalia, através do resultado o médico irá analisar e orientar novos exames.

  O intervalo entre os procedimentos será sempre influenciado por fatores externos na saúde, riscos e idade, varia de 6 meses a 3 anos.

Fatores de risco
  • A hereditariedade é o principal fator analisado, homens que possuem parentes de primeiro grau com o tumor tem chances maiores de desenvolvimento. Com destaque especial para irmãos portadores;
  • Negros possuem uma predestinação maior a doença;
  • Quando o paciente é obeso corre sério risco de desenvolver um câncer mais agressivo;
  • Quanto maior a taxa de estrogênio, maior as chances;
  • Contato constante com ferro, chumbo, cádmio, derivados da borracha e cromo.

 Não deixe de se prevenir, e salve sua vida!

Saiba mais sobre o Novembro Azul, em nosso blog! E não esqueça de nos seguir no Instagram!