Blog

Sinais de que faltam proteínas na sua dieta
08 Dezembro 2017
Sinais de que faltam proteínas na sua dieta

Em tempos de suplementos alimentares de proteínas e alimentos consumidos para aumento muscular, é difícil acreditar que muitas pessoas que frequentam as academias e treinam sério sofrem de deficiência protéica. Mas isso acontece e alguns sinais que o corpo dá indicam esse problemas.

Você não progride

Se você está treinando bastante e comendo de forma saudável, com frutas e vegetais, mas ainda assim não vê progresso, algo está faltando e é bem provável que seja a proteína.

Seu corpo usa proteínas para muitas funções e infelizmente construção muscular não é prioridade para o organismo. Então se você não come o suficiente, o corpo não vai ser capaz de construir músculos pois a proteína que ele recebe será necessária em outros locais para, basicamente, manter você vivo e se movendo. Os bíceps ficam para depois, diz o corpo.

Ferimentos que cicatrizam devagar


Ferimentos que se curam devagar são um sinal de proteínas insuficientes na dieta. Deficiência de vitaminas também causa esse problema, mas esse sinal é quase sempre relacionado à baixa ingestão protéica.

Lesões frequentes


Recuperar-se após o treino é crucial para progredir em sua próxima sessão e se você está constantemente lesionado, pode considerar a adição de mais proteínas em sua dieta. Elas são essenciais para cura e reparação de tecidos.

Doenças frequentes

O sistema imunológico do corpo depende bastante da proteína ingerida para funcionar. Sem ela, o corpo não consegue produzir células brancas do sangue, que são usadas para defender o corpo dos invasores como bactérias e vírus.

Perda muscular


Apesar da perda muscular poder ser resultado de exercícios do tipo cardio em excesso, pouca proteína também é causa disso. A perda muscular é um dos sinais mais expressivos de que você está ingerindo menos proteínas que deveria. O nível de gordura corporal também aumenta – com menos músculos o corpo precisa queimar menos calorias para funcionar.

Perda de cabelo


Apesar de muitos fatores serem relacionados à perda de cabelo, a deficiência de proteína pode ser um deles. Cabelo, pele e unhas não são prioridades quando o corpo está com deficiência de algum nutriente. Queda de cabelo no banho e unhas quebradiças vão aparecer.

Mas lembre-se que não adianta ir comendo tudo o que vê pela frente em busca de proteínas: escolher as que fazem bem para o organismo como um todo, como as proteínas vegetais, é a melhor pedida.

Fonte: Malhar Bem