Blog

Suplemento funciona sem exercícios?
11 Abril 2018
Suplemento funciona sem exercícios?

O uso dos suplementos nutricionais é sempre um tema que gera interesse e apresenta muitas controvérsias. Uma das dúvidas mais frequentes diz respeito às indicações dos suplementos dissociadas da prática de exercícios físicos. O fisiologista Turibio Barros, especialista do Eu Atleta, explica que o suplemento deve ser sempre visto como um alimento e não como um princípio ativo, ou seja, um medicamento.

Como alimento, o suplemento tem a proposta simples de proporcionar uma adequação nutricional, e nunca agir como uma espécie de “espinafre do Popeye”, lembrando o famoso personagem dos desenhos animados. Quanto à questão do suplemento poder ser útil dissociado dos efeitos de um programa de exercícios, devemos recordar que são nutrientes que podem enriquecer certos alimentos e não somente produtos para aumentar a massa muscular ou melhorar a performance.

Todos nós certamente lembramos de ter na infância consumido um leite “enriquecido” com determinados produtos comercializados com esta finalidade. Com certeza, apesar da comunicação ser outra, tratava-se de um suplemento nutricional. 

Os maiores benefícios dos suplementos nutricionais são sempre decorrentes da interação com a prática de exercícios físicos.
Os diferentes programas de exercícios criam demandas específicas que podem ser melhor atendidas e terem seus efeitos potencializados pela suplementação adequada, na dose correta e no momento oportuno. Existe uma maneira de caracterizar este benefício, denominando os efeitos que os exercícios físicos promovem com “janelas de oportunidade” que abrem a chance de determinados nutrientes promoverem resultados específicos pela interação com necessidades particulares, especialmente nos músculos.

Este raciocínio aborda uma outra controvérsia que diz respeito ao questionamento dos suplementos serem desnecessários quando existe uma dieta equilibrada. A questão é aproveitar estas “janelas de oportunidade” que são momentos nos quais um determinado nutriente precisaria ser administrado de forma isolada, para potencializar seu efeito. Isto normalmente não seria possível utilizando um alimento. A recomendação é sempre a mesma: utilizar suplementos com orientação segura e não esperar resultados mágicos!

Fonte: Cenário MT