Blog

Suplementos Essenciais aos 30, 40, e 50 Anos de Idade
11 Junho 2017
Suplementos Essenciais aos 30, 40, e 50 Anos de Idade

Você conhece bem as suas necessidades enquanto mulher? Descubra nesse artigo, quais os suplementos essenciais para o bem estar geral de verdadeiras guerreiras que somos, sujeitas à ação de uma diversidade de alterações hormonais que ocorrem ao longo das nossa vidas!

30 anos

Todas as mulheres em idade fértil, em regra geral, se deparam todos os meses com os efeitos da desagradável Tensão Pré-menstrual, a chamada TPM. Esses sintomas resultam das variações hormonais durante o ciclo menstrual, o que provoca alterações mais ou menos significativas no humor, apetite e libido femininas.

Uma alimentação rica em fibras, ajuda a combater o aumento de apetite, destacando-se o efeito de alimentos como a aveia, linhaça, frutas e saladas. Se ainda assim se torna difícil controlar os impulsos de fome, existem suplementos como os inibidores de apetite, que contêm muitas fibras na sua composição, ou os suplementos contendo cromo que ajudam a tornar menos frequentes os desejos por doces.

Em termos de regulação hormonal, verificou-se em certos estudos, que extratos de plantas como o óleo de prímula, exercem efeitos anti-inflamatórios, moduladores do sistema nervoso, e previnem o envelhecimento precoce, ajudando a equilibrar o metabolismo hormonal.

Outra questão importante nessa faixa etária, é uma patologia que surge frequentemente em mulheres em idade fértil, a anemia, sendo por vezes necessário tomar suplementos contendo ferro de forma a compensar as perdas provocadas pelas hemorragias menstruais. Se você sofre desse problema com frequência, deve consultar seu médico periodicamente, para verificar o seu estado de saúde.

40 anos

A partir dos 30 anos, e em especial a partir dos 40, verifica-se um decréscimo da produção de colágeno, o que leva à diminuição da elasticidade da pele, aparecimento de rugas, e fragilidade articular e óssea. Existem muitos suplementos disponíveis no mercado, que fornecem doses adequadas dessa proteína e complementam as necessidades do nosso organismo, contribuindo eficazmente para o embelezamento da pele, cabelo e unhas, prevenção de celulite, estrias e flacidez! Recomenda-se também o consumo de alimentos ou suplementos ricos em vitamina C, para melhor produção dessa proteína.

A partir dos 40 anos, também se verifica um decréscimo da produção de estrogênio. Sendo assim, o metabolismo torna-se mais lento e a mulher pode ganhar peso com mais facilidade. A massa muscular também sofre um ligeiro decréscimo, sendo portanto útil a prática de exercícios físicos com pesos, e o consumo de proteína (por exemplo de origem animal), ou suplementos à base de whey protein.

50 anos

A partir dessa idade, acentua-se a perda de massa óssea, principalmente após o aparecimento da menopausa, em que se verifica uma quebra de produção de estrogênio (hormônio protetor dos ossos), sendo esse o principal fator para o aparecimento de osteoporose .

A prática de exercícios físicos, juntamente com uma alimentação rica em nutrientes benéficos para os ossos, assim como um estilo de vida saudável, são algumas das medidas que levam à prevenção dessa doença, no entanto podem não ser 100% de certeza de que você está fora de perigo.

Na nossa alimentação, destaca-se a importância da ingestão do Cálcio e da vitamina D (vitamina que ajuda à absorção do cálcio). A quantidade desse mineral que deve ser ingerida para satisfazer as necessidades diárias, varia de país para país, mas é comum a ideia de que as mulheres pós-menopáusicas e idosos, requerem uma quantidade superior.

As fontes de cálcio obtidas através da dieta, são as preferíveis pela comunidade médica, mas nos casos de pessoas em que essas quantidades ingeridas se revelam insuficientes, aconselham-se suplementos de cálcio, ou cálcio + vitamina D. Sendo assim, aconselhamos vocês que estão incluídas nessa faixa etária, e em especial, mulheres que estão em fase pré-meno ou pós-menopausa a consultar os seus médicos para que se façam exames específicos.


E aqui ficou, um breve resumo dos principais suplementos para que se mantenham lindas, saudáveis, e de bem com a vida sempre e em qualquer idade!


Sejam felizes amigas!