Blog

As dietas DASH e TLC apoiadas pelo NIH ganham os primeiros lugares no relatório “Melhores Dietas”.
Você já se sentiu sem energia ou desanimado para sua rotina de treinos? Se a resposta for sim, saiba que sua dieta pode ser a chave para virar o jogo.
28 Agosto 2023

Introdução

Em um mundo onde a busca por saúde e bem-estar se torna cada vez mais prevalente, o National Institute of Health (NIH) trouxe à tona duas dietas poderosas que transformaram vidas: a DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) e TLC (Mudanças Terapêuticas no Estilo de Vida). Avaliadas entre 24 opções, estas dietas destacaram-se em um relatório recente, alcançando o topo das classificações em diversas categorias.

Reconhecimento e Classificação

Ambas as dietas, respaldadas por pesquisas aprofundadas do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI), parte integrante do NIH, foram louvadas por seus benefícios à saúde. A dieta DASH foi coroada como líder em "Melhores dietas saudáveis para o coração", "Melhores dietas para diabetes" e "Melhores dietas para a saúde dos ossos e articulações". Por outro lado, a TLC foi a preferida nas categorias “Dietas mais fáceis de seguir” e “Melhores dietas para toda a família”. Para ganhar tais honras, uma dieta deve ser nutritiva, segura, de fácil adesão, eficaz na perda de peso e protetora contra diabetes e doenças cardíacas.

A essência da Dieta DASH

Focada em fornecer uma alimentação saudável a longo prazo, a DASH é repleta de vegetais, frutas, grãos integrais e também inclui alimentos como laticínios com baixo teor de gordura, peixes, carnes magras, aves, feijões, nozes e óleos vegetais. Ela limita intencionalmente alimentos ricos em gordura saturada, óleos tropicais, sódicos e aqueles com adição de açúcar. O cerne de sua eficácia está em sua capacidade de, ao incrementar o consumo de fibras, proteínas e minerais como potássio, cálcio e magnésio, reduzir naturalmente a pressão arterial das pessoas em questão de semanas ou meses.

Os benefícios adicionais da dieta TLC

Por outro lado, a dieta TLC complementa a DASH, orientando as pessoas a consumir ainda mais esteróis vegetais (compostos encontrados em plantas/vegetais e que têm uma estrutura química semelhante à do colesterol. Os esteróis vegetais são conhecidos por ajudar a bloquear a absorção de colesterol no intestino, o que pode contribuir para a redução dos níveis de colesterol LDL o "mau" colesterol no sangue) e fibras. Ela aconselha a ingestão de vitaminas, vitaminas trans e colesterol dietético. Além da alimentação, a TLC enfatiza a importância de se atingir e manter um peso saudável, além de encorajar a prática regular de exercícios. Estudos destacam que aqueles que adotam a dieta TLC podem experimentar uma redução impressionante nos níveis de LDL, o colesterol ruim, em até 30%.

Leia a pesquisa na íntegra: https://www.nih.gov/news-events/news-releases/nih-supported-dash-tlc-diets-earn-top-spots-best-diets-report

Dietas DASH e TLC: Turbinando sua disposição para os treinos

Você já se sentiu sem energia ou desanimado para sua rotina de treinos? Se a resposta for sim, saiba que sua dieta pode ser a chave para virar o jogo. As dietas DASH e TLC, endossadas pelo National Institute of Health (NIH), podem ser exatamente o
que você está procurando. Mas como exatamente essas dietas podem te apoiar na academia? Vamos mergulhar nesse assunto!

1. Combustível Nutricional:

A dieta DASH, cujo foco é combater a hipertensão, é rica em vegetais, frutas e grãos integrais. Isso significa um aporte significativo de carboidratos complexos - o tipo de combustível de liberação lenta que seu corpo adora durante treinos prolongados.

2. Proteínas Magras:

Ambas as dietas enfatizam a ingestão de carnes magras, peixes e aves. As proteínas são essenciais para a recuperação e crescimento muscular, o que pode ser uma vantagem para quem busca ganho de massa ou simplesmente uma recuperação mais rápida após o exercício.

3. Gorduras Saudáveis:

Ao optar por nozes, óleos vegetais e peixes, você estará consumindo alimentos essenciais que fornecem um papel vital na produção de energia e na saúde celular. Uma célula saudável é uma célula eficiente, o que pode se traduzir em mais disposição e resistência.

4. Equilíbrio de Eletrólitos:

A limitação de sódio na dieta DASH não significa a exclusão total desse mineral. Em equilíbrio com potássio, cálcio e magnésio, você garante que seus músculos funcionem de forma otimizada, ágil, sem cãibras e com menos fadiga.

5. Melhoria da Circulação:

A dieta TLC, com sua ênfase em reduzir o colesterol LDL, pode contribuir para uma melhor saúde vascular. O que isso significa para seus treinos? Mais oxigênio e nutrientes para seus músculos quando eles mais precisam.

Embasamento Científico:

Não estamos apenas falando sobre tendências dietéticas aqui. As dietas DASH e TLC são apoiadas por extensas pesquisas do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI), parte do NIH. Diversos estudos demonstraram os benefícios dessas dietas para a saúde do coração, a redução da pressão arterial e o equilíbrio do colesterol.

Conclusão:

Se o que você procura é disposição e energia para maximizar seus treinos, vale a pena considerar a inclusão dos princípios das dietas DASH e TLC em sua rotina alimentar. Nutrir seu corpo com os nutrientes certos não apenas eleva seu desempenho durante o exercício, mas também otimiza sua recuperação e resultados.

As dietas DASH e TLC não são apenas regimes alimentares, mas estilos de vida que promovem a saúde e o bem-estar. Se você está buscando um caminho protegido para uma vida mais saudável, essas dietas merecem sua atenção. Lembre-se sempre de consultar um nutricionista ou especialista antes de iniciar qualquer mudança significativa em sua dieta.

Você vai adorar explorar esse outro conteúdo que selecionamos:

A JORNADA PARA PERDA DE PESO

https://www.bodynutry.ind.br/noticia/a-jornada-para-perda-de-peso

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!