Blog

BCAA: O que é? Quais os benefícios?
O BCAA é um dos suplementos esportivos mais conhecidos entre os praticantes de atividade física resistida.
12 Setembro 2022

Para entender sobre o BCAA precisamos começar pelo entendimento do que são os aminoácidos.

AMINOÁCIDOS

São pequenas substâncias que compõem uma proteína. Por isso, para a formação de novas proteínas, é necessário que os aminoácidos estejam disponíveis no organismo em quantidades satisfatórias. Dentre os aminoácidos essenciais, destacam-se os de cadeia ramificada (BCAA): Leucina, Isoleucina e Valina.
Os aminoácidos são nutrientes essenciais e importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, pois, a partir deles são formadas as proteínas e outros compostos orgânicos, necessário para a formação de energia, hormônios, tecidos, músculos e estruturas sistêmicas.

BCAA – AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA

O BCAA é um conjunto de aminoácidos essenciais, que precisam ser fornecidos por meio da alimentação, devido à sua síntese no organismo ser inadequada para satisfazer as necessidades metabólicas.
Branch Chain Amino Acids (BCAA) significa: aminoácidos de cadeia ramificada, sendo essa cadeia formada por concentrações variadas de três aminoácidos essenciais:

LEUCINA

Ela é responsável pela construção muscular, pela habilidade de ativar a proteína MTOR, que é fundamental no processo de formação de novas proteínas.
A Leucina que compõe o BCAA, também atua fornecendo os ingredientes necessários para produção de outros compostos bioquímicos essenciais ao corpo, os quais são utilizados para a produção de outros compostos bioquímicos essenciais ao corpo, os quais são utilizados para a produção de energia e estimulação do cérebro. Vários estudos e ensaios clínicos foram realizados com a Leucina, e todos obtiveram resultados satisfatórios sobre a eficácia do consumo de Leucina no aumento da síntese de proteínas e diminuição do catabolismo proteico.

ISOLEUCINA

A Isoleucina é outro aminoácido que compõe o BCAA. Além de também induzir a síntese de proteínas musculares, ela influencia na captação da glicose na célula muscular, potencializando o uso dessa glicose durante o exercício, resultando em maior energia e desempenho durantes os treinos.
Também ajuda na produção de outros compostos bioquímicos essenciais no corpo e estimulantes do cérebro. Estudos sugerem que dentre os aminoácidos do BCAA a Isoleucina é responsável pela estimulação da captação de glicose no músculo esquelético, o que pode contribuir para o efeito de diminuição da glicose plasmática.

VALINA

A Valina é outro aminoácido do BCAA. A Valina é um aminoácido alifático, que está presente nas enzimas e proteínas. Possui estrutura e função semelhantes às da Leucina e da Isoleucina, ajudando a reparar tecidos, promover o crescimento normal e regular os níveis de açúcar no sangue. É extremamente importante para a produção de energia em nosso corpo.

FUNÇÕES DO BCAA

Apesar dos aminoácidos não serem considerados a principal fonte de energia para a construção muscular, o BCAA atua como importante fonte de energia para o músculo esquelético, durante períodos de estresse metabólico. A produção de energia de BCAA é o forte da suplementação, a síntese de novas proteínas promove a construção e crescimento muscular.
Acelera a recuperação e pode ter efeito à redução de lesões musculares.
Evitando a fadiga, promove a criação de novas proteínas e o ganho de massa muscular, melhorando o rendimento durante a realização do exercício.

BENEFÍCIOS DO BCAA



• Auxiliam na liberação de energia;
• Auxiliam na hipertrofia muscular;
• Tem ação anticatabólica;
• Retardam a fadiga muscular;
• Diminuem a percepção de esforço;
• Melhoram a performance;
• Poupam os estoques de glicogênio
• Aumentam os estoques de glutamina, após exercício intenso, podendo fortalecer o sistema imunológico;
• Estimulam a síntese de novas proteínas;
• Aumentam a força e resistência muscular;
• Recuperam o músculo após o treino;

POR QUE SUPLEMENTAR O BCAA?

Se o aporte dos aminoácidos essenciais de cadeia ramificada os BCAAs não estiver sendo supridos por meio da alimentação, seja pelo motivo que for, a suplementação de BCAA pode ser indicada para melhorar a performance física.
Lembrando que a prescrição de suplementação deve ser feita sempre por um profissional nutricionista.

Confira aqui o BCAA da Body Nutry: BCAA 5:1:1 BCAA 3000

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!

Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

 

Fonte: Natus Vita