Blog

Bodybuilding vs Powerlifting: Diferenças de treino e nutrição
27 Maio 2019
Bodybuilding vs Powerlifting: Diferenças de treino e nutrição

O que é o Bodybuilding?

A prática de bodybuilding, também conhecida como culturismo, tem como principal objetivo, melhorar a estética do corpo. Para isso, recorre a treinos com pesos, halteres e máquinas de musculação. Quem pratica sabe, e quem quer começar a praticar tem de ficar ciente que o bodybuilding não se pode limitar apenas ao levantamento de pesos, halteres e à utilização de máquinas de musculação num ginásio, sendo essencial conjugar o treino com um estilo de vida equilibrado, tanto a nível alimentar, como a nível de descanso.

Os bodybuilders geralmente utilizam um exercício diferente para cada músculo, a fim de construir um corpo maior e mais “rasgado”. Nos dias de treino de peito, por exemplo, podem fazer supino, seguido de supino inclinado, aberturas com halteres, e, finalmente, um pec deck, ou algo do tipo.

Para os bodybuilders a questão é “como posso parecer melhor e com os músculos mais desenvolvidos?”, sendo a força um fator secundário. Tudo gira em torno de um grande ganho muscular, aliado à perda de gordura, para conseguir um corpo enorme e vascularizado. Como não existe foco na força, o treino consiste em diversas técnicas que visam a fadiga muscular e a variação de biomecânica, aliadas a um maior número de repetições, com o objetivo de gerar um maior desgaste das fibras e, consequentemente, a hipertrofia muscular.

O que é o Powerlifting?

São três os exercícios que compõe a competição de powerlifting: supino, agachamento e o levantamento terra (peso morto ou deadlift).

No powerlifting, há um índice que correlaciona o peso corporal com o peso deslocado. Com esse índice, temos uma classificação mais justa de quem é, de fato, o mais forte, em termos gerais. Além disso, é feita uma soma dos 3 exercícios, o que obriga o atleta de powerlifting a desenvolver diferentes técnicas e movimentos. Assim, exige-se um atleta mais completo.

O powerlifting é, desta forma, um desporto cujos treinos têm como propósito principal o aumento da força máxima.

Treinar como um Powerlifter

No geral, o treino de um powerlifter é focado no aumento da força máxima. Como tal, não há a necessidade do atleta fazer inúmeras repetições. Predominam, sobretudo, os movimentos específicos e poucas repetições por série. No powerlifting, o foco não reside na estética ou na hipertrofia. Todos os treinos são focados em desempenho. Por isso, é comum vermos atletas de alto rendimento de powerlifting que aparentam ser “gordinhos”.

Como temos 3 movimentos básicos que envolvem atividades motoras básicas, poderemos usar os 3 exercícios que compõe o powerlifting para desenvolver a força máxima. Geralmente, os powerlifters treinam com um número baixo de repetições (1-5 reps).

Bodybuilder Vs Powerlifter, quais as diferenças?

Em termos de objetivos, no powerlifting o foco do atleta é levantar a maior carga possível nos três exercícios citados anteriormente. Durante a competição, os juízes vão avaliar quem levanta a maior carga.

Já no bodybuilding, o foco principal do atleta é a estética. O atleta, além de ter uma presença de palco, precisa de ter um conjunto de atributos que envolvem um grande volume de massa muscular, associado à maior simetria possível, com uma aparência seca e definida. Durante as competições, os juízes vão avaliar os atletas que melhor se destacam nos atributos referidos.

Nutrição e suplementação

Alguns powerlifters, em época de competição, chegam a ingerir 7000kcal por dia, enquanto que alguns culturistas, em competição, não ultrapassam muito as 3500kcal.

Os powerlifters suplementam muito com creatina (para fornecimento rápido de energia), arginina (para um aumento dos níveis de hormona de crescimento e de IGF1) e fórmulas para as articulações (pois sofrem bastante com os treinos e competições em que se realizam repetições máximas). Por outro lado, os bodybuilders suplementam, sobretudo, com whey protein (fonte de proteínas), BCAAs (para diminuir a fadiga, reduzir as dores e as falhas na função imunológica) e glutamina (para a síntese de proteínas e reparação das fibras musculares).

Conclusão

No bodybuilding o foco reside no músculo, enquanto que no powerlifting o foco está no movimento.

Por exemplo, no bodybuilding, quando fazes um agachamento, deves pensar em contrair fortemente os quadríceps, femorais e os glúteos. O movimento de “subir” no agachamento deve ser consequência da contração muscular. Já no powerlifting, quando fazes um agachamento, vais fazer esforço para subir, logo a contração muscular será consequência do movimento.

Qual é o teu objetivo?

Se queres ter mais força, pratica powerlifting. Por outro lado, se pretendes desenvolver mais os teus músculos e ter maior controlo sobre como o teu físico é construído, pratica bodybuilding. Independentemente dos desportos serem diferentes, eles conseguem ser muito semelhantes, porque ambos têm a mesma base – a musculação. Só depende de cada um escolher o caminho que quer seguir.

Fonte: Prozis