Blog

Como começar a praticar esportes?
Quando o corpo está ativo, além de melhorar a qualidade de vida, garante uma série de benefícios no dia a dia.
07 Outubro 2022

By Redação 7 de Outubro de 2022 | Tempo estimado de leitura: 6 min

Mesmo que a atividade física seja positiva, as rotinas atuais não garantem tempo de lazer e disposição para que o mundo esportivo seja uma prioridade na vida das pessoas.

Além do sedentarismo e possivelmente a obesidade serem as atuais realidades do Brasil, é mais que necessário levar incentivos para que a população conheça meios de como começar a praticar esportes.

Como começar a praticar esportes?

A população está classificada como “insuficientemente ativa”, pois não seguem as recomendações mínimas de execução de atividade física semanal para não estarem no sedentarismo. 



Se seu desejo é começar a praticar esportes, abaixo estão algumas dicas importantes que irão ser suas aliadas para um bom desenvolvimento pessoal no mundo esportivo.

1- Escolher algo que goste

A primeira dica é a principal para todas as pessoas que estão começando no mundo esportivo. É comum optar pela modalidade que queima mais calorias, porém, o caminho que você precisa seguir é outro.

Existem vários tipos de exercícios que irão estar de acordo com o seu perfil, então pesquise, para evitar desistência logo no início, faça aulas experimentais e saiba qual a melhor opção para você.

2- Tornar um hábito

O esporte precisa estar na sua rotina, então torne ele um hábito.

Por isso é importante que não falte aos treinos, dê o melhor de si e que tenha em mente que no primeiro momento pode ser um período difícil de adaptação.


3- Fazer um planejamento

Organização é a palavra aliada de todos os atletas, então tenha em mãos papel e caneta e defina os dias de treino, qual o horário disponível para prática e persista em realizar a rotina esportiva dentro do que foi planejado. Assim, é possível persistir e não ter dor de cabeça.

4- NÃO DESISTA

Isso mesmo, não desista. É importante ter ciência que o resultado não acontece da noite para o dia, ou seja, se você pensa que com 1 semana de treino o seu corpo já vai estar com grandes diferenças, é melhor não criar expectativas, pois a frustração é certeira.

Lembre-se que seu corpo não é uma máquina, sendo assim, acalme a ansiedade e respeite seus limites. Levando em conta essas considerações, fica mais fácil levar o esporte adiante e não desistir na primeira dificuldade.

Por que você deve praticar esportes?

É necessário analisar os motivos para ter o corpo ativo com a prática esportiva.

Além de melhorar a autoestima e melhorar as respostas imunológicas do corpo, o esporte vai te proporcionar novas realidades: você irá conhecer novas pessoas e ainda vai ter bem-estar e qualidade de vida.

As vezes parece impossível ter tempo ou ânimo para começar a treinar, mas saiba que, se você quer mudar de vida, basta dar pequenos passos que a mudança será muito grande. Se adapte em uma nova realidade e faça acontecer.

Ainda é possível com o esporte:

• Regular a saúde física, mental e emocional.
• Promover autoconhecimento.
• Reconhecer seus limites.

Não esqueça de sempre realizar uma avaliação com um profissional, para verificar suas condições de saúde e autorização médica para iniciar uma atividade física. É importante ter ciência que seu corpo precisa estar apto para a prática.

Bom começo de treino!

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!

Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

Fonte: Treinus