Blog

Como usar whey, creatina e BCAA para transformar seu corpo rápido
Conheça mais sobre esses suplementos alimentares e saiba usá-los a seu favor.
29 Maio 2023

Os suplementos como o whey, a creatina e o BCAA são ótimos aliados para transformar o seu corpo e te ajudar a ganhar massa muscular. Mas, é importante saber como tomar.

Certamente, manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente é fundamental para ter o corpo dos seus sonhos. Mas nem sempre isso é suficiente para alcançar os resultados que você deseja.

Por isso, existem suplementos nutricionais para te ajudar a atingir seus objetivos no que diz respeito à saúde e boa forma.

O whey protein, a creatina e o BCAA são alguns dos suplementos que podem ajudar a complementar a sua dieta e a transformar o seu corpo mais rápido.

Conheça mais sobre esses suplementos alimentares e saiba usá-los a seu favor.

Posso tomar whey, BCAA e creatina juntos?

O whey protein é a proteína do soro do leite que é fácil de digerir. Com isso, o organismo é capaz de absorver o nutriente mais rapidamente, favorecendo assim a recuperação muscular e a construção de novos músculos.

De fato, o whey protein contém vários aminoácidos que são excelentes para quem não consegue ingerir a quantidade de proteínas que o corpo precisa para ganhar massa muscular apenas por meio da dieta.

É importante saber que existem tipos diferentes de whey protein e o uso de cada um deles vai depender do seu objetivo. Na Body Nutry, você encontra todos eles clicando aqui!

Por exemplo, o whey protein concentrado oferece não apenas proteínas, mas também um pouco de gordura, carboidrato (como a lactose, por exemplo) e sais minerais. Sendo assim, ele é uma boa opção para quem precisa de um suplemento mais completo e não só de aminoácidos.

Já o whey protein isolado é o que contém maior quantidade de proteínas por porção e quase nada de carboidratos e gorduras. Por isso, o suplemento é ideal para quem quer aumentar a ingestão de proteínas sem adicionar mais carboidratos e gorduras na dieta.

Por último, o whey protein hidrolisado é um tipo de whey em que as proteínas são “quebradas” em pedaços pequenos para que o corpo consiga digerir e absorver o suplemento com mais eficiência e rapidez. Dessa forma, é possível repor os nutrientes logo depois de treinar.

Como usar

Uma dose de whey geralmente fornece 30 gramas de proteína por porção. Mas é importante confirmar essa informação no rótulo do suplemento. A dose que você precisa vai depender da sua alimentação, do seu tipo de treino e também do seu físico. Ou seja, não existe uma dose padrão que sirva para todo mundo.

Além disso, é importante calcular a quantidade de proteínas que você precisa complementar. Isso pode ser feito levando em conta que um adulto saudável precisa, em média, de 1 a 1,2 g de proteína por kg de peso corporal. Porém, se você ficar na dúvida ou preferir consultar um profissional, procure um bom nutricionista para te orientar.

O momento ideal para tomar o whey protein vai variar de acordo com seu objetivo. A maioria das pessoas costuma consumir whey depois do treino para promover a reparação muscular.

BCAA

O BCAA (Branched Chain Amino Acids) é um suplemento que combina vários aminoácidos de cadeia ramificada, que são a leucina, a valina e a isoleucina. Além de reparar os músculos danificados durante os treinos de força, o suplemento fornece energia e diminui a sensação de fadiga que pode surgir durante e após o treino.

Os aminoácidos presentes no BCAA também são encontrados em alimentos protéicos, como por exemplo os ovos, a carne e os laticínios. Porém, nem sempre é possível ter esses alimentos à disposição durante ou após o treino. Nesses casos, o suplemento em pó ajuda muito a garantir níveis ideais desses nutrientes.

Além de evitar a fadiga muscular, outro benefício do BCAA é a redução das dores que surgem depois dos treinos. Se você precisa de um suplemento de boa qualidade, clique aqui e não deixe de conferir os BCAAs da Body Nutry 

Como usar

A melhor hora do dia para tomar o BCAA é antes ou logo após o treino. Além disso, também pode ser interessante usar o suplemento de manhã ou antes de dormir para potencializar a hipertrofia muscular e evitar a perda de músculos.

Assim como no caso do whey protein, a dose de BCAA ideal para você vai depender das suas necessidades individuais. Assim, você pode consultar a dose indicada no rótulo do produto ou contar com o suporte de um nutricionista.

Creatina

A creatina é outro conjunto de aminoácidos. Dessa vez, são a glicina, a arginina e a metionina que unem forças para transformar o seu corpo.

Esse suplemento promove o aumento da massa muscular e é ótimo para quem pratica exercícios de alta intensidade e de explosão, como o levantamento de peso e as corridas, por exemplo. Ele também proporciona força e energia para os seus treinos diários. Clique aqui para saber mais!

Como usar

Apesar de ser melhor absorvida logo após o treino, a creatina precisa ser usada de forma contínua. Ou seja, mesmo quando você não treinar, é importante tomar o suplemento para que ele faça efeito.

Em geral, uma pessoa precisa de 1 a 3 gramas de creatina por dia. É possível obter parte dessa creatina através do consumo de peixes e carnes vermelhas. Além disso, o próprio organismo produz um pouco de creatina para suas necessidades diárias.

No entanto, para ter mais energia e melhorar seu desempenho nos exercícios físicos, pode ser necessário suplementar esse nutriente. Segundo a International Society of Sports Nutrition, quem faz treinos de alta intensidade pode precisar consumir de 5 a 10 gramas de creatina por dia.

Posso tomar whey, BCAA e creatina juntos?

Sim, você pode tomar todos esses suplementos de uma só vez, pois eles se complementam. Além disso, o uso dos três ao mesmo tempo pode melhorar muito o seu desempenho físico e acelerar o seu ganho de massa muscular.

É provável que seu corpo mude bastante e que seu físico fique muito mais definido com o uso desses suplementos.

Mas lembre-se de caprichar nos treinos e também na sua alimentação, pois nenhum suplemento substitui uma dieta equilibrada e saudável.

Se possível, consulte um bom nutricionista para te ajudar a definir as doses adequadas de cada suplemento. Pois assim você terá as doses certas de aminoácidos para promover a hipertrofia e evitar o catabolismo, maximizando assim os seus resultados nos treinos.

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

E não deixe de nos seguir no Instagram clicando aqui para mais inspiração, dicas e faça parte do nosso #team. Até a próxima!

Fonte: mundoboaforma