Blog

Conheça cinco motivos para começar a praticar hidroginástica
Sem dúvidas, praticar atividades físicas traz grandes benefícios para o corpo e mente.
13 Março 2023

Se você está em busca de uma opção para começar a se exercitar, que tal experimentar a hidroginástica?

Com ela, assim como nadar na piscina, você pode se refrescar e ainda melhorar o condicionamento físico. Conhecida como uma modalidade de baixo impacto, a hidroginástica atende todos os públicos, até mesmo gestantes e idosos.

Para que você conheça mais sobre o assunto, separamos os cinco principais benefícios da prática.

Por que escolher a Hidroginástica?

Mas afinal, o que é hidroginástica? Atividade física que permite realizar movimentos aeróbicos com mais facilidade, a hidroginástica é ideal para quem procura um meio de se exercitar mais dinâmico e divertido. Afinal, você consegue manter os exercícios em dia e ainda se refrescar.

Os movimentos desenvolvidos dentro da água têm menor sobrecarga nos músculos e articulações, evitando assim, a chance de alteração no ritmo cardíaco e dores no corpo. E o melhor: trazendo uma série de melhorias para saúde!

Por isso, a atividade não possui contra indicações e pode ser praticada em piscinas de clubes, academias ou nas residências, mas sempre com a orientação de um profissional capacitado.

Como praticar a Hidroginástica?

As aulas dessa modalidade são coletivas e têm aproximadamente 60 minutos de duração, são aplicadas por professores de educação física. Os exercícios podem ser feitos com ou sem acessórios, como os halteres e flutuadores.

Tudo com músicas bem agitadas para você deixar a vergonha de lado e se exercitar. A hidroginástica é indicada principalmente para gestantes, portadores de necessidades especiais, hipertensos e pessoas com doenças que afetam as articulações.

hidroginástica

Benefícios da hidroginástica

Agora que você já entendeu os principais conceitos sobre a modalidade, vamos conhecer qual o benefício da hidroginástica para a saúde. Confira:

Auxilia na perda de peso

Engana-se quem acredita que essa prática não ajuda a emagrecer, ao contrário, um dos benefícios da hidroginástica é justamente a perda de peso. Durante uma aula com duração de 60 minutos, pode-se eliminar de 450 a 700 calorias. Já imaginou se livrar dos quilinhos a mais na piscina?

Ajuda a relaxar

Com certeza, o ambiente aquático já faz com que você se sinta mais relaxado, principalmente praticando a hidroginástica, que permite que você possa se exercitar sem tanto esforço, trabalhando todo o corpo de maneira descontraída.

Aprimora o condicionamento físico

Não é só na musculação que você pode tonificar os músculos, viu? A Ginástica na água, faz com que você trabalhe todo o corpo com aeróbica e ainda consiga definição muscular. Tudo isso, sem passar aquele calorão na academia, hein?

Reduz as dores no corpo e coluna

Um dos principais benefícios da hidroginástica para a coluna é a flexibilidade. Além de melhorar a postura, a atividade ainda possibilita que você possa fazer diversos movimentos com todo o corpo, sem sofrer depois.

Melhora o sistema respiratório

Na hidroginástica você não tonifica apenas os músculos, mas também o funcionamento do pulmão e do coração. Realizar os exercícios na água faz com que o funcionamento do pulmão melhore, de modo que, ele consiga se expandir e retrair com facilidade, permitindo mais resistência durante as práticas físicas.

Ficou com vontade de fazer hidroginástica? 

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

E não deixe de nos seguir no Instagram clicando aqui para mais inspiração, dicas e faça parte do nosso #team. Até a próxima!

Fonte: costadosauipe