Blog

Dia do Combate ao Colesterol - 8 de agosto
A prevenção e o tratamento do colesterol alto envolvem mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, a utilização de medicamentos prescritos por um profissional de saúde.
08 Agosto 2023

Deseja ouvir essa matéria? Clique aqui!

Neste dia 8 de agosto, comemoramos o Dia do Combate ao Colesterol, uma data importante para conscientizar sobre os riscos associados ao colesterol alto e a importância de adotar medidas para prevenir e tratar esse problema de saúde.

O que é o Colesterol?

O colesterol é uma substância gordurosa encontrada naturalmente em nosso corpo e é essencial para o funcionamento adequado de células e hormônios. No entanto, o excesso de colesterol, especialmente o colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) conhecido como "mau colesterol", pode se acumular nas artérias e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Fatores de risco do colesterol alto

- Alimentação pouco saudável, rica em gorduras saturadas e trans. (HARVARD HEALTH PUBLISHING, 2023)

- Sedentarismo e falta de atividade física regular. (NATIONAL HEART, LUNG, AND BLOOD INSTITUTE, 2021)

- Tabagismo e consumo excessivo de álcool. (AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2023)

- Predisposição genética e histórico familiar de colesterol alto. (NATIONAL HEART, LUNG, AND BLOOD INSTITUTE, 2021)

Prevenção e Tratamento

A prevenção e o tratamento do colesterol alto envolvem mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, a utilização de medicamentos prescritos por um profissional de saúde. As medidas incluem:

- Adoção de uma dieta saudável, com baixo teor de gorduras saturadas e trans. (AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2023)

- Prática regular de atividade física. (NATIONAL HEART, LUNG, AND BLOOD INSTITUTE, 2021)

- Controle do peso corporal. (AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2023)

- Parar de fumar e evitar o consumo excessivo de álcool. (NATIONAL HEART, LUNG, AND BLOOD INSTITUTE, 2021)

Suplementos para o Colesterol

Além das mudanças no estilo de vida, certos suplementos podem ser benéficos para auxiliar na prevenção e no tratamento do colesterol. Um suplemento comumente utilizado é o Ômega-3, que é uma gordura saudável presente em peixes como o salmão e a sardinha. Estudos mostram que o Ômega-3 ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, promovendo a saúde cardiovascular. (MCKENNA, 2019) Clique aqui para garantir o seu ômega 3!

Outros suplementos que também são úteis incluem a Coenzima Q10 e o Policosanol, que demonstraram efeitos positivos na redução do colesterol LDL e no aumento do colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade) "bom colesterol". (BARRETO et al., 2019) (CASTRO et al., 2021) Clique aqui para saber mais sobre a Coenzima Q10!

Conclusão

O Dia do Combate ao Colesterol é uma oportunidade para nos conscientizarmos sobre a importância de cuidar da nossa saúde cardiovascular e adotar medidas para prevenir e tratar o colesterol alto. Mudanças no estilo de vida, como uma dieta saudável e a prática regular de atividade física, são fundamentais nesse processo. Além disso, o uso de suplementos como o Ômega-3, Coenzima Q10 e Policosanol pode ser um aliado para uma saúde cardíaca melhor.

Lembre-se se possível de consultar um profissional de saúde ou nutricionista para avaliar suas necessidades individuais e desenvolver um plano adequado para prevenção e controle do colesterol, além claro de acelerar os resultados esperados. Juntos, podemos cuidar da sua saúde e bem-estar, promovendo uma vida mais saudável e plena!

REFERÊNCIAS:

Harvard Health Publishing. (2023). The truth about fats: the good, the bad, and the in-between. Harvard Medical School. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/the-truth-about-fats-bad-and-good

National Heart, Lung, and Blood Institute. (2021). High cholesterol. National Institutes of Health. Disponível em: https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/high-cholesterol

American Heart Association. (2023). Lifestyle changes for heart attack prevention. Disponível em: https://www.heart.org/en/health-topics/heart-attack/life-after-a-heart-attack/lifestyle-changes-for-heart-attack-prevention

McKenna, D. (2019). Omega-3 fatty acids: their beneficial role in cardiovascular health. Nutrients, 11(10), 2500.

Barreto, G. E., et al. (2019). Policosanol: an update. Current Neuropharmacology, 17(10), 918-929.

Castro, C., et al. (2021). Coenzyme Q10 supplementation in dyslipidemic patients: a systematic review and meta-analysis. Nutrients, 13(5), 1737.

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!