Blog

Dia do Doador Voluntário de Sangue
O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil.
25 Novembro 2022

A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue.

No Dia Nacional do Doador de Sangue, os Bancos de Sangue de todo o país realizam atividades lúdicas e mutirões de coleta em escolas, hospitais, shoppings, praças e demais espaços de acesso público.

Quem doa sangue tem direito a um dia de folga, em cada 12 meses.

Origem do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido através do Decreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de novembro - data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue - como a data oficial do doador de sangue no Brasil.

Os doadores também podem celebrar o digno ato de doar sangue no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue.

doação de sangue

Quem pode doar sangue

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para doar sangue é necessário seguir algumas regras, dentre as quais:

• Ter entre 16 e 69 anos;
• Ter, no mínimo, 50 quilos;
• Estar saudável;
• Estar bem alimentado e descansado;
• Após o parto, as mulheres devem esperar para doar sangue - entre 90 dias (parto normal) e 180 dias (cesariana);
• Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar 60.

É possível fazer atividade física antes e depois da doação de sangue?

Doar sangue é um gesto simples e uma forma de salvar a vida de milhares de pessoas. Contudo, muitos têm dúvidas sobre a relação entre a doação de sangue e a atividade física: “Como isso afeta a musculação?” “Quanto tempo devo esperar antes de me exercitar?” “Posso treinar depois de doar sangue?” São alguns dos questionamentos mais comuns.

Apenas 1,9% da população doa sangue anualmente no país, segundo a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo. Por isso, é essencial que as pessoas entendam o que é remendado e o que deve ser evitado, principalmente na primeira vez.

Se você não quer abrir mão dos treinos, saiba que sim, é possível praticar exercícios antes da doação de sangue!

Dessa maneira, evite exercícios intensos. Isso porque a sua temperatura corporal pode elevar e, como consequência, reduzir o seu volume sanguíneo. Além disso, é fundamental beber bastante água e se alimentar adequadamente para evitar possíveis tonturas e náuseas após o procedimento.

Embora a doação de sangue seja um processo rápido, você não deve ir para a academia logo em seguida. Assim, a orientação é esperar, pelo menos, 12 horas para praticar atividades físicas.

Quando doamos sangue, o nosso organismo perde não só nutrientes, como também oxigênio que é transportado para todos os órgãos e músculos.

Portanto, o ideal é ouvir o seu corpo e entender suas limitações.

Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!