Blog

DIFERENÇAS ENTRE DIETA E REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
Reeducação alimentar é o ato de modificar hábitos alimentares e comportamentos com relação à alimentação. Ela visa solucionar doenças, emagrecer ou a manutenção da saúde.
29 Março 2023

É comum que muitas pessoas busquem perder peso de forma rápida e fácil – por desespero – e acabam se afundando em dietas malucas e sem fundamento, que prometem secar incontáveis quilos em um pequeno intervalo de tempo.

Essas dietas até funcionam, porém, na maioria dos casos, são extremamente restritivas, nem um pouco saudável e geram o efeito sanfona, que é quando o corpo recupera todo o peso perdido pouco tempo após voltar a se alimentar como antes.

Isso ocorre porque, ao diminuir drasticamente a ingestão calórica, o organismo entende que o corpo está recebendo uma menor quantidade de alimento e entra em modo de emergência, o que desacelera o metabolismo e gasta menos energia.

Ao final da dieta, o metabolismo, que está acostumando com a ingestão alimentar pequena, começa a estocar a energia extra em forma de gordura e, assim, o corpo recupera todo o peso perdido. A longo prazo, isso dificulta mais ainda a perda de peso, pois o organismo cria uma resistência.

Por isso, é importante que seja feita uma reeducação alimentar, pois diferente das dietas, ela não possui um prazo de validade determinado e não é baseada em um cardápio restrito. A reeducação alimentar é uma forma de educar o cérebro, para aprender a se alimentar melhor, de forma inteligente e saudável e, principalmente, sem passar fome.

Com a reeducação alimentar, a perda de peso ocorre sem sacrifícios e os quilos perdidos não voltam, já que os hábitos alimentares mudam de forma definitiva. E é a melhor forma para perder peso, pois é possível de comer de tudo, desde que respeite as quantidades permitidas.

Vale ressaltar uma diferença bem interessante, enquanto as dietas restritivas são pobres em nutrientes, o que prejudica a saúde, a reeducação alimentar ajuda a aumentar a qualidade de vida e é utilizada, inclusive, no tratamento de algumas doenças, como a diabetes e pressão alta.

Como fazer reeducação alimentar?

Apesar de existirem diversas formas de reeducação alimentar, alguns hábitos durante a alimentação são indicados para melhorar a saúde de todos, como:

- Alimentar-se devagar, descansando entre uma porção e outra;
- Beber muita água durante o dia, ao menos dois litros por dia;
- Evitar ingerir líquidos junto com os alimentos;
- Fazer as refeições em ambientes tranquilos, sem distrações;
- Eliminar alimentos processados, com ingredientes desconhecidos;
- Criar o hábito de cozinhar em casa para adquirir mais consciência da alimentação;
- Unir a alimentação saudável a outras práticas para a qualidade de vida e bem-estar.

O poder da alimentação saudável para o corpo e mente

A falta de sono está relacionada com muitas doenças sérias que incluem a aumento de peso e a obesidade. A falta de sono aumenta o risco de obesidade em 55% e o risco de obesidade infantil em 89%.

Tanto a falta de sono como o estresse aumentam o apetite por alimentos doces e salgados. Isso está relacionado com os níveis de cortisol elevados que gastam as reservas de glicose e causam os desejos.

Você pode estar seguindo a melhor dieta de perda de peso do mundo, mas se você é extremamente ansioso, o poder que a sua mente exerce irá limitar a capacidade de eliminar calorias do seu corpo.

Assim como o estresse e outras doenças tem efeito significativo na saúde e no peso, uma alimentação saudável também influencia diretamente no funcionamento da mente e do corpo. Cada vez mais as pessoas apresentam doenças precoces, como diabetes, obesidade e depressão. Introduzir novos hábitos alimentares serve para minimizar esses sintomas e consequências.

Para finalizar, é muito importante que você procure ajuda profissional – nutricionistas ou médicos nutrólogos – para que possa iniciar uma reeducação alimentar, que trará muitos benefícios, principalmente, aliada às atividades físicas.

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

E não deixe de nos seguir no Instagram clicando aqui para mais inspiração, dicas e faça parte do nosso #team. Até a próxima!

Fonte: zeroacucar