Blog

Drop sets: Técnica eficiente para hipertrofia muscular
Entre as várias técnicas avançadas de musculação utilizadas pelos frequentadores de ginásio, os drop sets são das melhores para hipertrofia muscular.
17 Junho 2019
Drop sets: Técnica eficiente para hipertrofia muscular

São uma técnica intensa direcionada para o ganho de massa muscular.

Consulta o artigo “O derradeiro plano de treino para desenvolvimento muscular – Avançado” que tem como base a técnica dos drop sets.

O que são drop sets?

Os drop sets são uma técnica que consiste em fazer o máximo de repetições possível com determinada carga e imediatamente reduzir o peso para poder fazer mais repetições novamente até à falha. Isto significa que praticamente não há descanso entre os sets.

Benefícios dos drop sets

Os drop sets têm a vantagem de fatigar os músculos num curto espaço de tempo, recrutando mesmo aquelas fibras mais teimosas.

Muitas vezes, quem faz musculação falha em conseguir recrutar todas as fibras musculares do grupo muscular que está a ser treinado. Os drop sets resolvem esse problema. Nenhuma fibra fica de fora.

Como funciona a técnica dos drop sets?

Se estivermos a usar uma quantidade de carga adaptada para 12 repetições, a partir da 9ª repetição já começará a ser difícil completar a repetição.

A última já só conseguiremos completar com grande esforço. Já não dará para fazer uma 13ª repetição pois atingimos a falha muscular.

Mas se reduzirmos a carga 10 a 20%, já nos será possível completar mais uma série de repetições.

O que aconteceu foi que atingimos a falha muscular para aquele número de repetições com aquela carga, mas não atingimos a falha absoluta. Para recrutar todas as fibras musculares, precisamos de fazer mais repetições com menos carga.

Isto permitirá um maior crescimento muscular pois o corpo terá mais fibras musculares para recuperar (e sempre que recupera, compensa, para que, da próxima vez, o desempenho seja melhor).

Cuidados com a técnica dos drop sets

Sendo uma técnica muito exigente, não é recomendada a iniciantes. Mesmo para quem já treina há algum tempo não deves executá-la mais do que 1 vez por semana para cada um dos grandes grupos musculares, sob pena de levar o corpo ao estado de overtraining.

Relativamente a esta questão do overtraining, resultante do uso de drop sets, não há uma recomendação universal. Se um praticante de musculação vai entrar ou não em overtraining com a utilização da técnica de drop sets, vai depender de fatores como descanso, qualidade da alimentação, intensidade do treino, há quanto tempo treina, etc.

Normalmente, o que se recomenda é que utilizes a técnica do drop set apenas 1 vez por semana por cada grande grupo muscular. Imagina que queres utilizar esta técnica no treino de peito e que a tua rotina de peito tem 4 exercícios. Só deves fazer drop set num dos exercícios, preferencialmente na última série do último exercício.

Mas volto a afirmar que isto não é taxativo. Se falares com atletas que costumam utilizar o drop set, alguns dir-te-ão que o fazem apenas na última série do último exercício enquanto outros te dirão que utilizam o drop set na última série de cada um dos exercícios.

Conhece o teu corpo. Experimenta e tira as tuas próprias conclusões.

Fonte: Prozis