Blog

Duelo de Gigantes: Whey Concentrado vs. Isolado. Qual o melhor?
Whey protein é basicamente uma proteína extraída do soro do leite. Sabe quando sua avó fazia aquele queijo caseiro e sobrava um líquido? Isso é o soro do leite!
20 Setembro 2023

Ei, galera! Bora descomplicar esse papo de whey concentrado e isolado? Whey é o queridinho da galera que tá na busca do shape ideal. Mas, e aí, você sabe a diferença entre eles?

Pegando a onda de uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande, parece que um em cada três malhadores já deu um gole nesse shake. E 79% deles tão gritando: "Whey é vida!".

Se você é daqueles que gosta de malhar e já ficou perdido no meio dos potes de whey protein na loja de suplementos, relaxa! Não é só você. Muita gente se pergunta: “Qual é a diferença entre o whey concentrado e o isolado?
E qual é melhor pra mim?” Tanto o concentrado quanto o isolado são feitos da proteína do leite, mas cada um tem sua pegada.

Bora entender mais sobre esses “Wheys” da vida:

Whey protein é basicamente uma proteína extraída do soro do leite. Sabe quando sua avó fazia aquele queijo caseiro e sobrava um líquido? Isso é o soro do leite! E dele tiramos essa proteína mágica que todo mundo ama.

Whey Concentrado vs. Isolado

O isolado é quase um “filtrado top”, com uns 90% de proteína, o concentrado varia – tem desde 29% até uns 89% de proteína. (Clique aqui)

Segundo a turma do Inmetro, essa diferença está no papel de produção e processamento. Eles classificaram o whey em três tipos: concentrado, isolado e aquele que a gente deixa pra outro post, o hidrolisado.

Resumindo, ambos são extraídos do soro do leite, mas têm processos e composições diferentes.

Whey Concentrado: Pense nele como um amigo legal que vem com outros amigos. Ele tem mais carboidratos, gordura e claro, proteína. O índice proteico varia de 29% a 89%. É parecido com aquele combo que vem com batata frita, sabe?

Whey Isolado: Esse é o tipo “vamos direto ao ponto”. Ele passa por um processo que o "isola" mais, gorduras e carboidratos acelerados. Tem até 90% de proteína! É como se você pedisse só o hambúrguer, sem os extras.

O que a ciência fala:

De acordo com o Inmetro e algumas pesquisas maneiríssimas da área, o isolado é mais puro e mais indicado para quem tem intolerância à lactose. Já o concentrado tem mais coisas além da proteína, um “combo completo” que dá pra alinhar o consumo conforme seu objetivo.

Ambos são ótimos para quem quer ganhar músculos. Eles têm alta aquisição de proteína, alto valor biológico e muitos aminoácidos essenciais. Você sabe o que isso significa? Músculos felizes!

E para os intolerantes à lactose, qual é o melhor?

Se você não curte lactose, o isolado é o cara. Ele é “mais limpo e puro”. É ótimo também pra quem não quer muita gordura ou carboidratos no shake.

E o concentrado?

Esse é o queridão do bolso, mais em conta e carregado de aminoácidos. Ajuda na recuperação pós-treino e dá aquela força na construção muscular. Seja pra crescer ou secar, ele é parceiro.

Qual whey pra ficar grandão?

Os dois! Isolado e concentrado são show para ganhar músculos e perder gordura. O Inmetro já deu a letra: os produtos de soro de leite são ricos em proteína de alta qualidade, absorção rápida e aminoácidos essenciais.

E os mitos?

Whey concentrado é bom para intolerantes à lactose: MITO! Pelo contrário, o isolado é o recomendado.

Whey isolado e concentrado dá o mesmo resultado: Mais ou menos. Eles têm bases semelhantes, mas o isolado é mais puro.

Posso substituir uma refeição pelo whey? MITO! Whey é suplemento, galera. Complementa a dieta, mas não substitui uma refeição completa.

Concluindo:

• Whey é basicamente uma proteína do leite;
• Concentrado varia entre 29% e 89% de proteína;
• Isolado é quase puro, com 90% de proteína e é top pra quem é intolerante à lactose;
• Consulte um nutricionista antes de embarcar nessa onda!

E aí, bora tomar um shake?

Aproveite que você já está na vibe de se inteirar sobre os assuntos dos amantes de musculação, e explore esse conteúdo sobre a Hipertrofia. Você sabe como superar esse desafio de ganho muscular? Vem aprender com a gente a transformar seus treinos intensos e estilo de vida em resultados! É só clicar no link abaixo. Bora?
https://www.bodynutry.ind.br/noticia/como-superar-o-desafio-do-ganho-muscular

Conheça nossos whey's clicando aqui!

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!