Blog

Entendendo o Jet Lag e a Crononutrição
O que é Jet Lag?
15 Outubro 2023

O jet lag é um desconforto temporário que afeta nosso relógio biológico devido às viagens rápidas em diferentes fusos horários. É como se nosso corpo perdesse a noção do tempo, causando sintomas como fadiga, insônia e irritabilidade.

Como o Jet Lag afeta você?
Ao viajar para um novo fuso horário, seu corpo leva um tempo para se ajustar à nova rotina de luz e escuridão. Esse desastre gera os sintomas do jet lag, que podem variar de pessoa para pessoa.

Minimizando os efeitos do Jet Lag
Algumas dicas para minimizar o jet lag incluem exposição à luz natural, ajuste de horários antes da viagem, hidratação adequada e evitar álcool e cafeína. Medicamentos ou suplementos, como a melatonina, também podem ser úteis.

Entendendo a Crononutrição
A crononutrição é um conceito nutricional que foca na sincronização da alimentação com o relógio biológico do corpo. Ela nos ajuda a entender quais alimentos comer e em que horários para maximizar nossa saúde e bem-estar.

Como funciona a Crononutrição?
A crononutrição se baseia na ideia de que nosso corpo processa alimentos de maneira diferente em diferentes momentos do dia. Comer de acordo com nosso relógio biológico pode melhorar o metabolismo, a digestão e até reduzir o risco de algumas doenças crônicas.

Crononutrição e Jet Lag: A Conexão
A crononutrição pode ser uma aliada poderosa contra o jet lag. Ao sincronizar a alimentação com o novo fuso horário, é possível ajudar o corpo a se ajustar mais rapidamente, minimizando os efeitos negativos do jet lag.

Dicas práticas de Crononutrição
- Coma em horários consistentes todos os dias.
- Escolha alimentos ricos em nutrientes.
- Evite comer perto da hora de dormir.

Porque comer tarde é prejudicial à saúde?
1. Perturbação do Ritmo Circadiano
O corpo humano segue um ciclo natural de 24 horas, conhecido como ritmo circadiano, que regula várias funções biológicas, incluindo o sono e a digestão. Chegar tarde da noite pode desestabilizar esse ritmo, afetando qualidade do sono e da digestão.

2. Problemas digestivos
Chegar tarde da noite, especialmente alimentos pesados ou picantes, pode causar ou agravar problemas digestivos, como indigestão e refluxo ácido. Durante a noite, o corpo está em um estado de repouso e a digestão pode ser mais lenta, fazendo com que você se sinta desconfortável ao deitar.

3. Ganho de Peso
As refeições noturnas contribuem para o ganho de peso, pois as calorias consumidas à noite são mais propensas a serem armazenadas como gordura, em vez de serem queimadas para energia. Além disso, a ingestão noturna de alimentos pode estar associada a escolhas alimentares menos saudáveis.

4. Perturbação do Sono
Comer tarde pode variar na qualidade do sono, levando à insônia e a um sono menos reparador. Alimentos ricos em gordura ou açúcar, ou bebidas com cafeína, podem estimular o sistema nervoso, tornando mais difícil adormecer ou manter um sono profundo.

5. Metabolismo lento
Durante a noite, o metabolismo do corpo desacelera naturalmente. Se alimentar tarde da noite significa que o corpo deve trabalhar mais para digerir os alimentos, o que pode levar a um aumento de peso e outros problemas de saúde associados a um metabolismo lento.

Conclusão
Entender o jet lag e a crononutrição é essencial para quem viaja com frequência. Adaptar-se ao novo fuso horário com a ajuda da crononutrição pode fazer uma grande diferença, minimizando os efeitos do jet lag e promovendo uma viagem mais saudável e agradável. Esteja sempre em sintonia com seu corpo e faça escolhas alimentares conscientes para uma vida mais saudável e equilibrada!

Que tal aproveitar e se aprofundar sobre o “mundo dos suplementos”? Os suplementos são esse hit! Eles entram para dar uma força extra, seja em vitaminas, minerais, proteínas ou outros nutrientes que seu corpo tá precisando. Conheça o ABC dos suplementos alimentares. É só clicar no link abaixo!
https://www.bodynutry.ind.br/noticia/entre-musculos-e-vitaminas

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!