Blog

Frio, Fome e Imunidade
O efeito do inverno, com seus dias curtos e noites longas e um clima frio e seco predominante no ar, isso tudo altera o metabolismo do organismo.
07 Junho 2023

É VERDADE QUE A IMUNIDADE CAI NO FRIO?

Imaginamos que sim, mas não há indícios concretos de que o frio baixe a imunidade. O que acontece na verdade está mais ligado à maneira como nós respondemos a essa redução de temperatura nessa época do ano.

Durante o outono e inverno, fazemos menos exercícios e temos mais indisposição pra praticar esportes, fazer academia, cozinhar, comer saladas e vegetais crus, por exemplo, entre outros hábitos que deixamos de fazer, como tomar sol. No inverno usamos roupas mais longas, sendo assim não tomamos sol e impedimos que a Vitamina D através de seus raios solares introduza em nossa pele. Fazer exercícios, tomar sol, e se alimentar de forma equilibrada aumenta a imunidade, estimulando a circulação do sangue e a produção de células de defesa, essenciais para combater infecções.

Assim, é possível apontar que o maior impacto do frio acontece nos hábitos diários que deixamos de realizar, o que por sua vez pode justificar a redução na resposta imunológica nessa época do ano.

É VERDADE QUE NO FRIO A GENTE COME MAIS?

O efeito do inverno, com seus dias curtos e noites longas e um clima frio e seco predominante no ar, isso tudo altera o metabolismo do organismo, além de diminui a produção de serotonina, o hormônio neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Para suprir essa onda de tristeza e garantir que o corpo fique aquecido, algumas pessoas recorrem aos alimentos. A queda nas temperaturas faz com que o nosso corpo precise de mais energia para se manter aquecido, aumentando o gasto energético. Como nossa energia vem do que comemos, o corpo envia sinais para aumentar a fome e manter a temperatura equilibrada. Nosso corpo sabiamente solicita mais alimentos com maior densidade calórica e de preferência mais quentinhos para ajudar a controlar a temperatura.

É um mecanismo do corpo para se proteger e garantir a sobrevivência! o que existe é uma zona termoneutra, faixa de temperatura ambiente, chamada de homotermia (temperatura normal), que mantém a temperatura do corpo estável. Quando as pessoas são expostas acima ou abaixo desta zona termoneutra —em torno de 36,5 ºC—, o corpo se adapta para manter a homotermia. Se a temperatura ambiente for menor do que a zona, o indivíduo começa a aumentar o gasto calórico para aquecer o corpo. Existe um levantamento, de que as pessoas em ambientes frios (por exemplo, restaurantes) acabam ingerindo mais alimentos, pois precisam ter a reposição energética durante a temperatura mais baixa. É por esse motivo que no frio a sensação de fome é maior.

Foto grátis mulher séria descontente com cabelo encaracolado enrolado em cobertor macio segura tigela de panquecas com morango vai tomar café da manhã apetitoso acorda de manhã cedo isolado sobre fundo bege

POR QUE NO FRIO COMEMOS MAIS “BESTEIRAS”?

De preferência mais quentinhos para ajudar a controlar a temperatura. É um mecanismo do corpo para se proteger e garantir a sobrevivência! O que existe é uma zona termoneutra, faixa de temperatura ambiente, chamada de homotermia (temperatura normal), que mantém a temperatura do corpo estável. Quando as pessoas são expostas acima ou abaixo desta zona termoneutra —em torno de 36,5 ºC—, o corpo se adapta para manter a homotermia. Se a temperatura ambiente for menor do que a zona, o indivíduo começa a aumentar o gasto calórico para aquecer o corpo. Existe um levantamento, de que as pessoas em ambientes frios (por exemplo, restaurantes) acabam ingerindo mais alimentos, pois precisam ter a reposição energética durante a temperatura mais baixa. É por esse motivo que no frio a sensação de fome é maior.

Dicas: Aposte numa alimentação balanceada e no consumo de multivitamínicos que, associados a um estilo de vida saudável são grandes aliados na manutenção da imunidade, como: Equilibrium, Vita C, Ômega 3. Clique aqui para conhecer e garantir os seus!

Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!