Blog

Academia e Nervosismo: Como vencer o medo e entrar de cabeça no mundo fitness!
Ei, galera! Quem aqui já está com frio só de pensar em pisar numa academia? Mano, isso acontece com um monte de gente, tá?
25 Outubro 2023

Está lá você pronto pra começar aquele treino e... PUFF! Bate aquele nervosismo. Pode ser por causa do olhar do dia, medo de parecer fora de forma ou até dúvida sobre como não pagar mico na aula em grupo. Esse frio na barriga, é super real e pode te deixar na mão na hora de alcançar sua meta fitness.

Sacou que malhar é essencial, né? Faz bem para o coração, para o sono, controla o peso, a pressão e ainda dá àquela ajuda contra o estresse e a depressão. E veja que ironia: o lance que te ajuda com a ansiedade também pode te causar ansiedade!

A Brookelyn Suddell, (diretora de estratégia e desenvolvimento de fitness em grupo da Crunch Fitness na cidade de Nova York) que manja muito de fitness, falou que todo o mundo pode sentir isso, desde o novato até o veterano, de qualquer idade ou gênero. E a Erin Nitschke, outra especialista, treinadora de saúde certificada, concorda.

Se você é novo nessa pegada de academia, tem umas neuras com o corpo ou não está acostumado com lugar muito cheio, com pessoal que, supostamente por já estar treinando há algum tempo está com o corpo mais “em forma” do que o seu, a academia pode ser um desafio.

Você já parou pra pensar por que a academia dá aquele frio na barriga? Diferente de uma cafeteria ou cinema, cada um está lá por um motivo: saúde, metas esportivas ou só pra se sentir parte da galera. E essa vibe de "o que será que o outro tá pensando de mim?" pode ser tenso!

Mas ó, a boa notícia: tem como driblar essa vergonha toda e se sentir bem indo malhar:

Escolha a vibe da academia: Tem academia pra todo tipo de gente. Às vezes, uma pequena ou só pra mulheres podem ser a tua cara. E, ó, escolhe uma pertinho de casa ou do trampo, isso pode ajudar.

Manda bem no look: Usa o que te deixa à vontade. Não importa a moda. Se sente bem de legging? Vai nessa. Prefere uma camiseta larga? Vá com ela! A “moda” é se cuidar e não desfilar de top.

Peça uma ajuda: A galera da academia costuma ser gente boa e te mostra como tudo funciona. Se você tiver mais conforto, escolha horários mais vazios para começar se possível.

Chame a galera: Malhar com amigos pode ser bem menos intimidador. E se você é da turma que curte uma aula, comece lá no fundo até pegar o jeito.

Tá difícil? Vai de plano B: Se nada disso rolou, tem personal trainer, treinos on-line e até uns esportes ao ar livre. O importante é não desistir de se mexer!

A Brookelyn, fechou com essa: "O mundo fitness é pra todo mundo. Talvez você precise procurar um pouco mais, mas tem algo que vai fazer seu coração bater mais forte. Não desista, não!"

Vergonha de ir à academia é definitivamente comum, embora poucas pessoas falem sobre isso, afirma Erin Nitschke.

“Qualquer pessoa que seja novata no ambiente de uma academia, tenha preocupações com a imagem corporal ou insatisfação corporal ou que geralmente se sinta desconfortável em espaços lotados, pode passar por isso”, disse Nitschke, diretora do programa de ciências do Laramie County Community College, em Cheyenne, Wyoming.

Antes de finalizar, bora entender uma parada importante: a atividade física não é só questão de estética ou de levantar peso. É sobre cuidar da mente, do corpo e se sentir bem. Mexer regularmente traz uma série de benefícios ao nosso organismo e ainda ajuda a gente a lidar melhor com o corre do dia a dia.

Ah, e não podemos esquecer dos suplementos, viu? Quando usados do jeito certo e aliados ao treino, eles dão aquele up na performance e ajuda a alcançar as metas mais rápidas. Claro, sempre importante lembrar de consultar um profissional para saber o que é melhor para você.

Então, independente de qual seja o seu motivo para começar, lembre-se: exercício físico + suplementação = combo perfeito pra uma saúde de ferro. Não deixe o medo ou a vergonha te parar. O importante é encontrar o seu ritmo e se jogar nessa jornada.

E aí, bora botar esse corpo pra mexer?

Aproveite pra também adquirir mais conhecimento e ficar por dentro das informações sobre a saúde da mulher. Você sabia que um estudo recente revelou uma disparidade preocupante nas taxas de reinternação em mulheres? Pois é! Venha ver:

https://www.bodynutry.ind.br/noticia/saude-da-mulher

 Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilhamos com você! Lembre-se de que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para uma vida mais equilibrada!

Se busca ajuda para manter esses hábitos, nós estamos aqui sempre te mostrando novas dicas e produtos que podem tornar essa meta mais leve e prática. Clique aqui para adquirir produtos de qualidade em nossa loja parceira e esperamos vê-lo novamente em breve.

Confira nosso perfil do instagram (clique aqui) para mais inspiração, novidades e dicas. Faça parte do nosso #team. Até a próxima!