Blog

Mitos na academia + Erros que travam seu desenvolvimento
Os mitos da academia podem atrasar completamente o seu desenvolvimento dentro da musculação.
14 Setembro 2022

Muitas vezes, algumas atitudes e manias contraproducentes acabam entrando na rotina fitness sem a gente perceber. E, dessa maneira, todo o esforço dentro da atividade, ou boa parte dele, é dispensada.

Para evitar que isso aconteça, aqui vai alguns mitos da academia e da musculação:

MITOS DA ACADEMIA



  • Aeróbico antes da musculação ajuda a emagrecer

Falso, pois o primeiro substrato energético utilizado durante a prática de atividades físicas é o glicogênio. Como o treino de musculação esgota os estoques de glicogênio dos músculos, ao fazer os aeróbicos logo após o treino de musculação, o organismo vai utilizar como substrato energético as reservas de gordura corporal.

  • Musculação vai te deixar muito grande

A musculação vai fazer com que o tecido muscular aumente o volume, contudo, o tecido de gordura é mais volumoso do que o muscular. Por exemplo, um praticante de musculação com 90kg pode ter um volume corporal menor do que um sedentário de mesma altura e peso. Ou seja, que um praticante de musculação pode ver suas medidas diminuírem conforme a evolução do seu treino.

  • Musculação não ajuda a emagrecer

A musculação aumenta o volume muscular, proporcionando um aumento do metabolismo, principalmente no repouso, e esse fator faz com que haja uma potencialização do gasto calórico e, por consequência, uma redução de peso.

  • O treino foi fraco se não sentiu dor no dia seguinte

A dor pós treino é uma resposta do corpo gerada pela inflamação dos músculos que pode simplesmente parar de acontecer quando o corpo se acostuma. A dor não é um marco confiável de progresso.

Agora que já entendemos alguns mitos que podemos nos livrar, vamos para alguns erros de academia que podem travar seu desenvolvimento, para evitar acidentes, lesões e conseguir conquistar seus objetivos.

Obviamente você não deve realizar exercícios novos sem ajuda de um profissional, mas além disso existem condutas mais específicas que podem frear o seu desenvolvimento muscular.

Mas então, o que não fazer na academia?



  • Não valorizar o aquecimento

Segundo o treinador Leandro Twin, para a musculação, o melhor aquecimento é aquele localizado com algum tipo de intensidade (se não tem intensidade, não tem aquecimento). Um indivíduo que consegue fazer um supino com 100kg, ele não pode aquecer só com a barra, pois isso não irá fazer nenhum estímulo significativo. Sendo assim, o aquecimento deve ser feito com pelo menos 30% a 50% da carga que ele costuma utilizar e várias repetições.

  • Ignorar pequenas dores

Não podemos ignorar aquelas dores que sentimos e que logo depois passa ao executar um exercício. Depois que a gente aquece, ela pode ser imperceptível, mas pode ter alguma pequena lesão que, ao ser ignorada no treino pesado, pode virar uma grande lesão.

  • “Esquecer” da panturrilha

Geralmente o treino de perna gira em torno de 4 ou 5 exercícios de coxa e 1 de panturrilha. Sendo que a panturrilha deve ser tratada como um músculo a parte, então ela precisa de pelo menos 12 a 20 séries semanais.

  • Esquecer da lateralidade do ombro

O anterior de ombro é muito trabalho, quando o treino de peito é realizado e quando fazemos um treinamento de dorsal, o posterior de ombro é muito trabalhado também. Já a parte lateral do deltoide precisa ser estimulada de uma maneira mais isolada, portanto, esse é o foco.

Está gostando dos nossos blogs? Veja outros conteúdos incríveis que preparamos pra você!

Não sabe onde encontrar nossos produtos? Clique aqui e conheça algumas de nossas lojas online parceiras!
Não deixe de nos acompanhar no Instagram, venha fazer parte do nosso team!

 

Fonte: Sport Life